Guia Completo de Outbound Marketing

Será que o Outbound Marketing é uma ferramenta desatualizada? 

O Marketing é uma área criativa e inovadora e novas ferramentas surgem rapidamente. Outbound tem o seu próprio objetivo e, se trabalhado convenientemente, esta pode ser uma tática muito útil para a tua empresa. 

O que é Outbound Marketing?

De uma forma simples, Outbound Marketing é uma estratégia com uma abordagem publicitária mais tradicional: este leva a empresa até aos prospects através de uma comunicação direta, lembrando os possíveis clientes das suas necessidades e desejos.  

No passado, o Outbound Marketing era considerado como uma estratégia incerta, com grande investimento e resultados difíceis de calcular, sendo posto em prática através de telemarketing, panfletos ou anúncios de televisão e rádio, por exemplo. Porém, a Internet tornou possível explorar outros meios de comunicação digital passíveis de segmentação, ajudando o Outbound Marketing a recuperar a sua relevância. 

A importância do Outbound na era da Internet

A presença online revolucionou o marketing: surgiu o inbound e o outbound passou a conseguir medir os seus números, baseando-se nas estatísticas e no chamado ROI (Return over Investment). As redes sociais tornaram-se uma ajuda preciosa na definição do perfil ideal do cliente e, com um investimento controlado em  Facebook, Youtube ou Google Ads, é possível chegar ao público pretendido. 

A partir do momento em que a empresa decide entrar em processo de prospeção, o Outbond marketing já está a fazer o seu papel e é capaz de produzir resultados em pouco tempo, proporcionando retorno de forma bastante rápida. Por outro lado, a prospeção pode ser feita em diversos canais como outdoors, panfletos, redes sociais, entre outros meios e com os dados provenientes de ações online, é possível gerar um funil de vendas que, consequentemente, faça crescer as taxas de conversão. 

O meio digital amplifica o âmbito de táticas que podem ser usadas na estratégia de Outbound Marketing: estas tanto podem ser postas em prática através de anúncios em redes sociais, anúncios em sites parceiros ou ainda pelos ChatBots, ferramentas de ajuda ao cliente incorporadas nos websites. 

Principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing

O  Inbound Marketing tem como objetivo principal fazer com que o cliente chegue ao produto através de conteúdo relevante sobre o mesmo e que, desta forma, lhe desperte o interesse. É estabelecido diálogo com o cliente, para entender as suas necessidades e oferecer-lhe a melhor solução, enquanto que o Outbound Marketing aplica-se por táticas tradicionais de campanhas físicas ou digitais. Assim, neste último, é a empresa a chegar ao cliente, onde pode existir um maior custo de aquisição do mesmo mas também um retorno de investimento mais rápido. Estes dois tipos de estratégias são bastante distintos, contudo podem e devem ser complementares. 

Conclusão

O Outbound Marketing pode proporcionar inúmeras vantagens à tua empresa. Para além de uma redução do ciclo e do funil de vendas, podes conseguir uma maior taxa de conversão e consequente retorno de investimento que pode ser superior aos métodos de Inbound Marketing. Ambos devem então, constar e complementar-se como táticas da tua estratégia de marketing. 

Queres aperfeiçoar a estratégia da tua marca? Continua a acompanhar o nosso blog e contacta-nos para teres ajuda a alcançar os melhores resultados! 

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