A definição da identidade de uma marca

A definição da identidade de uma marca

As marcas são verdadeiros ativos num mercado competitivo que procura alcançar a atenção dos consumidores. Todos os stakeholders envolvidos numa empresa têm um papel preponderante na construção da sua identidade. Em linha com a sua estratégia e os seus objetivos, este é um dos grandes pilares das empresas, que as posiciona e reforça o sentimento de pertença dos seus profissionais. 

O que é a identidade da marca?

A representação, a personificação dos valores e objetivos de uma marca, traduzida em todas as suas ações de comunicação. Identifica o core business da empresa, bem como tudo aquilo em que esta defende na sua proposta de valor. É a componente que a torna única em si mesma (com caraterísticas próprias) e perante a concorrência.

Os benefícios

Cada vez mais o consumidor procura uma marca não só pelos seus produtos e/ou serviços, mas pela conexão com a mesma. Perante a oferta, a escolha não é fácil, mas a aposta e o trabalho contínuo nesta caraterística traz consigo muitas vantagens:

  • Fidelização: o consumidor cria uma ligação com a marca, através da sua jornada, atingindo o patamar de lhe ser fiel, recomendando-a inclusive a amigos, familiares e/ou conhecidos. Considera-a uma referência na resposta a uma determinada necessidade;   
  • Valorização: a juntar à qualidade e à experiência positiva oferecidas pela marca, os produtos e/ou serviços comunicados acrescem de valor face ao seu posicionamento. Mais uma vez é reforçado o sentimento de confiança no consumidor; 
  • Inspiração: os valores positivos de uma marca começam numa perspetiva interna, nos seus próprios colaboradores. A capacidade de os inspirar, reforçando o sentimento de pertença, fá-los perceber qual o comportamento e a cultura da empresa, bem como as ações que são esperadas; 
  • Segmentação: graças ao posicionamento e à visão a longo prazo, a identidade define também, de forma clara, qual o segmento de mercado que a empresa pretende atingir, onde está o target que vai ao encontro dos seus valores;
  • Criação de valor: sem nunca esquecer o fator lucrativo, as empresas veem numa identidade robusta o seu esforço recompensado. A solidez no mercado gera confiança e credibilidade e, consequentemente, resultados positivos. Tal permite ainda apostar numa política expansionista, com mais touchpoints a que a identidade pode chegar.

Em conclusão

Seja qual o setor em causa, a definição, e concretização, da identidade de uma marca é a chave para a sua representação no mercado. Adequada e autêntica, o processo inerente à sua construção é um esforço conjunto dos seus profissionais e de todos aqueles que de alguma forma interagem com os produtos e/ou serviços disponibilizados. Quais os passos na definição da identidade da tua marca? Como é que esta identidade se traduz na prática? Estas são apenas algumas perguntas em que te podemos ajudar. Não hesites, fala connosco através do formulário abaixo!

Fonte: HubSpot