A aplicação do modelo agile no marketing

A aplicação do modelo agile no marketing

Num mercado em constante alteração, com novos conceitos e técnicas a surgir como resposta às necessidades dos consumidores, os profissionais de marketing procuram trabalhar diariamente de forma mais eficaz e produtiva. Uma das metodologias utilizadas cada vez mais pelas empresas neste sentido é o modelo agile.

O que é o modelo agile?

Um método de trabalho que procura gerir a produtividade dos profissionais de forma mais eficaz e eficiente, recorrendo a processos mais curtos e objetivos no desenvolvimento das tarefas, de forma a evitar perdas dessa mesma produtividade.  Ao criar fluxos de trabalho mais rápidos e simples, o processo estratégico e de implementação torna-se mais intuitivo e os outputs produzidos apresentam uma melhor e maior qualidade. 

Todos os métodos assentam em pilares e este não é exceção: aprendizagem fundamentada; modelos de trabalho colaborativos; campanhas personalizadas e interativas; fomento da curiosidade no cliente; planeamento flexível; resposta à mudança e definição de objetivos a curto, médio e longo prazo.

As vantagens

Na prática, ao recorrer ao modelo agile, muitos são os benefícios para a gestão de projetos dentro de uma empresa:  

  • Redução de custos: otimização de recursos, com menos gastos em campanhas que na prática não se revelam estratégicas, bem como processos ainda obsoletos na implementação das tarefas. Tal permite que os profissionais se foquem e dediquem ao core business da empresa;  
  • Melhor performance: maior acompanhamento dos projetos e procedimentos a decorrer entre as equipas, permitindo perceber em que fase se encontram, as dificuldades, os principais desafios e onde se destacam; 
  • Comunicação entre equipas: o elo de ligação imprescindível em qualquer empresa, mais ainda quando o ramo desta está ligado precisamente à comunicação. A transparência na troca de informações ganhou ainda mais relevância através desta metodologia;
  • Maior produtividade: tarefas mais específicas e segmentadas permitem aos profissionais uma maior gestão das suas agendas, conseguindo chegar a mais projetos e aperfeiçoar skills.

Em conclusão

As empresas que adotam o modelo agile nos seus negócios conseguem descobrir novas oportunidades no mercado, fazendo a diferença no setor em que se inserem. O pensamento focado na produtividade, na mudança, no crescimento sustentado, faz com que a empresa, e seus profissionais, estejam mais aptos a novos conhecimentos e preparados para antecipar e responder a situações de crise. Se este termo te deixou com algumas dúvidas e procuras perceber como o podemos implementar nas tuas equipas não hesites em contactar-nos. Fala connosco através do formulário abaixo!

Fonte: HubSpot