A análise PESTEL em contexto empresarial

A análise PESTEL em contexto empresarial

A conceção de uma marca tem sempre em conta diferentes componentes. É feita uma análise do setor em que se insere, são identificadas todas as empresas concorrentes, são criados planos de comunicação que ancoram as suas ações para com o consumidor. A verdade é que há um aspeto fundamental, por vezes desvalorizado: o meio envolvente. Ao compreendê-lo é possível antecipar cenários e a análise PESTEL é um auxiliador neste sentido.

O que é a análise PESTEL?

A matriz que analisa o meio envolvente onde uma marca opera, avaliando diferentes fatores. É das principais metodologias utilizadas na criação do planeamento estratégico. Esta ferramenta traduz as forças que determinam mudanças no mercado e as influências na tomada de decisão dos consumidores.

Os fatores

Existem sempre questões que estão fora do nosso alcance e as empresas enfrentam o mesmo desafio. São questões impulsionadoras de mudanças no estilo de vida e comportamento dos consumidores, sendo fulcral identificá-las para impactar positivamente o mercado:  

  • Política: estabilidade do regime, período de eleições (e como estas podem impactar a sociedade, inclusive com alterações legislativas e tributárias), corrupção, políticas de segurança;   
  • Economia: taxas de crescimento e empregabilidade, inflação e juros, poder de compra do consumidor, custos de mão-de-obra. Consequente impacto na indústria e nos produtos e/ou serviços disponibilizados; 
  • Sociedade e cultura: taxa de crescimento, média de idades da população, tendências profissionais, estilos de vida, crenças e valores. Consequente impacto para a própria região onde a empresa se encontra;
  • Tecnologia: novidades, tendências, desafios, possíveis ameaças, recursos; 
  • Ambiente: procura por produtos sustentáveis por parte do consumidor, impacto do negócio no meio ambiente (com vista à redução), utilização de energias renováveis, regulamentação ecológica;
  • Legal: legislação em vigor (e seu cumprimento por parte da empresa), perspetivas de mudança, direitos dos consumidores, código do trabalho.

Em conclusão

Ao utilizar a análise PESTEL numa fase inicial de negócio, os profissionais conseguem ter acesso às oportunidades que o mercado oferece, quais os principais entraves, o comportamento do consumidor e a própria conduta a ser seguida. Mas atenção que esta não é uma análise estanque, principalmente numa sociedade em constante mudança. Como fazer uma análise PESTEL? Quais os outputs a ter em conta? Estamos aqui para te ajudar! Não hesites e fala connosco através do formulário abaixo.

Fonte: Semrush, Rock Content