O que é o Marketing de Influência?

O que é o
Marketing de Influência?

Com o aumento do nº de utilizadores nas redes sociais e com a crescente importância da comunicação através destes canais, decerto que já ouviste falar na palavra influenciador” (ou influencer em ingês). 

Mas o que é ao certo um influenciador e como pode este fazer parte de uma campanha de marketing (“marketing de influência”) e beneficiar uma marca?

Como surgiu o marketing de influência?

marketing de influência surgiu por volta de 2006, altura em que o Facebook estava a começar a ganhar popularidade e na qual surgiu o Twitter.  

No entanto, a maior parte dos criadores de conteúdo ainda não tinham começado a apostar nestas plataformas. A maioria eram bloggers que partilhavam as suas experiências em websites, através da escritaeram poucos os que conseguiam uma remuneração significativa promover produtos ou serviços que acreditavam. 

Atualmentefruto do aumento das plataformas de redes sociais e do crescimento do nº de utilizadores, existem cada vez mais influenciadores a viver dparcerias com marcas. 

O que é então o marketing de influência?

Trata-se de uma estratégia de marketing que envolve a colaboração de um influenciador ou criador de conteúdos com a própria marca 

Tal como noutras vertentes do marketing, nesta vertente também existem estes dois modelos de campanha: 

  • Paid media: o influenciador é contratado pela marca para promover um produto ou serviço 

  • Earned media: o influenciador publica conteúdo para promover uma marca sem ser remuneradoEste poderá receber produtos para uso próprio, ou ser convidado para um evento, por exemplo. A sua única tarefa em ambos os casos é partilhar nas redes sociais a sua experiência. 

Tipos de influenciadores

Existem formas diferentes de categorizar Influenciadores. Há quem defina até cinco tipos de influenciadores e há quem defina apenas três. Para simplificar, iremos utilizar a última definição. 

Sendo assim, temos: 

Macroinfluenciadores

Têm um maior número de seguidores (no mínimo 100 milcomparativamente aos restantes e normalmente trabalham com uma agência que gere as parcerias com marcas. 

O facto de terem um elevado número de seguidores faz com sejam o tipo de influenciador mais dispendioso de contratar, uma vez que o seu conteúdo chega a uma maior audiência. No entanto, é de notar que tipicamente as suas taxas de engagement são mais baixas.  

Os macroinfluenciadores podem ser particularmente úteis para campanhas de brand awareness e para lançamentos de produtos.

Microinfluenciadores

Os microinfluenciadores têm um nº de seguidores compreendido entre os 10 mil e os 100 mil 

Embora tenham uma audiência menor que a dos macroinfluenciadores, a sua taxa de engagement tende a ser mais elevada, o que pode ser interessante para marcas que procuram vender de forma direta o seu produto/serviço. 

Nanoinfluenciadores

Têm entre mil e 10 mil seguidores.

São úteis para atingir um nicho de mercadocomunicar com um público mais leal e interativo.  

Tanto os nanoinfluenciadores como os microinfluenciadores podem oferecer grandes retornos, visto serem mais acessíveis de contratar e o seu público ser tipicamente mais leal e interagir mais. 

Mesmo que tenhas um budget elevado para campanhas de marketing de influência, isto não significa que utilizar um macroinfluenciador é o mais benéfico. Por vezes, até pode gerar prejuízo. 

O que medir numa campanha de marketing de influência?

A forma como medes o sucesso da tua campanha de marketing de influência vai depender dos objetivos que definiste inicialmente. 

Se pretendes gerar brand awareness, o nº de impressões alcançado (ou de visualizações, no caso de ser um vídeo) é uma métrica importante para analisares.

Por outro lado, se o teu objetivo é gerar mais vendas, convém saberes o número de vendas que o influenciador gerou. Isto pode ser identificado através de um link que o influenciador tenha partilhado nas redes sociais. 

Como analisar a performance de uma campanha de marketing de influência?

Para analisares a performance da tua campanha deves recorrer a uma plataforma como o Brinfer, que te permita analisar em tempo real todas as métricas que necessitas (nº de reações, custo por conversão, custo por 1000 impressões, nº de impressões, entre outras). 
Independentemente do influenciador que escolheres, este deve identificar-se com a tua marca. E mais importante, os seguidores do influenciador devem ser o público-alvo que pretendes atingir.