Marketing Invisível : O que é e como funciona

Marketing Invisível : O que é e como funciona

O marketing é uma área em constante evolução e inovação e nos dias de hoje é essencial definir estratégias eficazes para produtos ou serviços, qualquer que seja o sector. Existem cada vez mais vertentes do marketing, e neste artigo iremos abordar uma forma com cada vez mais enfâse: o marketing invisível. 

O que é o marketing invisível

Esta tipologia de marketing surgiu da questão: como chamar a atenção de um consumidor que, no seu dia-a-dia é constantemente abordado por campanhas publicitárias? A resposta a esta pergunta despoletou a premissa básica do marketing invisível: Fazer campanhas que não se pareçam com campanhas. 

Este conceito parte do princípio de que todas as ações de uma empresa são marketing e que todo o contacto do cliente com a marca influenciará não só a sua decisão de compra mas também a sua fidelização. Assim, é necessário anunciar as marcas através de novos formatos que captem a atenção do público-alvo de maneira subtil.

O marketing invisível vai muito além de campanhas publicitárias, pelo que é necessário encará-lo de uma forma mais ampla que o marketing tradicional. Assim, é fundamental que a marca garanta um bom diálogo com o cliente e que este, mais do que adquirir um produto, esteja a usufruir de uma experiência. A sua atenção é captada de um modo mais delicado para assim induzir a sua decisão de compra.

Marketing

Vantagens do marketing invisível

E afinal, quais são os benefícios do marketing invisível?

Ainda que as campanhas atinjam os clientes de forma indireta, uma das mais valias deste tipo de marketing é o aumento da visibilidade da marca e, consequente posicionamento desta na mente do cliente ao garantir uma envolvência amigável, sem o pressionar para a compra. Além disso, a utilização do marketing de conteúdo possibilita a análise de comportamento do consumidor relativamente aos produtos ou serviços e assim torna-se possível desenhar campanhas cada vez mais eficientes.

Como aplicar o marketing invisível?

Agora que já falamos sobre o conceito de marketing invisível e das suas vantagens, eis como o podemos colocar em prática:

  1. Marketing de Conteúdo:

A produção de conteúdo para o público é uma das principais estratégias de crescimento e que permitem atingir ótimos resultados. Compreender as necessidades do consumidor, através de artigos ou vídeos sobre temas relevantes para este promove a visibilidade da marca e dos seus produtos. Por outro lado, os websites podem tornar-se referências de visita para a procura de informação pertinente e assim promover o respeito, admiração e desejo de consumo.

  1. Estratégia de Redes Sociais:

Uma boa estratégia de marketing deve contemplar uma estratégia de redes sociais apurada. Estas têm atualmente um poderoso alcance que não pode ser subestimado e por isso mesmo, é necessário aproveitar os diferentes canais de engagement online, para que o público-alvo tome conhecimento da marca. Exemplo disso é a presença em fóruns de especialidade, que pode ser uma oportunidade para canalizar pessoas ao website da empresa, bem como a promoção de concursos ou giveaways, que estimulam as interações e a partilha da própria marca.

  1. Parcerias:

Estabelecer parcerias com influencers e opinion makers que operem no mesmo nicho da tua marca é muito importante. A divulgação que estes podem fazer dos teus produtos, permite atingir públicos mais amplos e a partir daí podes conquistar novos consumidores e seguidores. Para além disso, o networking e uma boa rede de contactos é essencial para o sucesso do teu negócio.

Já conhecias o Marketing invisível? Esta é mais uma estratégia criativa de mostrar a tua marca e fazê-la conquistar bons resultados!

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