Storytelling: a arte de contar histórias

Storytelling: a arte de contar histórias

Mais do que nunca vivemos numa era em que não basta termos ideias relevantes, há que implementar essa relevância no mercado como forma das marcas se destacarem. Somos seres de histórias e, por mais informações que cheguem até nós diariamente, através dos diferentes dispositivos, uma boa narrativa é mais do que motivo para nos cativar. Assim nasceu o storytelling.

O que é o storytelling?

A verdadeira arte de contar, desenvolver e adaptar histórias através de elementos próprios para que a mensagem a ser transmitida pela marca seja considerada inesquecível, criando uma ligação emocional com o consumidor. Ao contar boas histórias, a marca cria conteúdos únicos, o que lhe permite explorar uma perspetiva personalizada, mesmo em temas há já muito estudados.

Os elementos

Através dos componentes do storytelling, o consumidor é levado numa jornada, com conteúdos estruturados e ideias encadeadas. As histórias geram interesse e consequente  identificação. Despertam emoções, memórias.  

  • Personagens: todas as histórias são criadas e vividas por personagens. São elementos fundamentais para que o consumidor se relacione com a mensagem que a marca quer passar. As personagens criam uma ponte entre marca e consumidor, que, ao ser estabelecida, facilita o apelo à ação;
  • Conflito: a lição aprendida pelas personagens e consequentemente pela audiência. Este é o elemento que provoca as emoções e cria identificação com as próprias experiências do consumidor;
  • Resolução: cada história tem o seu próprio final. Depois de toda a jornada feita em conjunto com o consumidor, este está apto para tomar uma ação para com a marca;
  • Estrutura: o enredo da história em si. O decorrer natural das diferentes ações, servindo de guia para a audiência. A estruturação dos conteúdos para organizar a mente do consumidor;
  • Cenário: o local onde decorre a ação. Nele são partilhados os valores e objetivos das personagens, assistimos à alteração do tom de comunicação e da ação propriamente dita.

Em conclusão

Mais do que um conceito, o storytelling é uma técnica a ser trabalhada e adaptada pelas marcas mediante o setor em que se inserem, o mercado e as mudanças cada vez mais emergentes na sociedade. A sua grande vantagem é que não é estanque, um dado adquirido. Pode ser reinventado a cada texto comunicado, o que maximiza a criatividade dos profissionais de marketing. Sabemos que pode ser abstrato e subjetivo por isso se tens mais dúvidas e procuras ajuda para implementá-lo no teu negócio não hesites em contactar-nos. Fala connosco através do formulário abaixo!

Fonte: Rock Content; HubSpot