Como criar uma estratégia para redes sociais?
Como criar uma estratégia para redes sociais?
Será que vale a pena perder muito tempo a criar uma estratégia para redes sociais? A maioria das pessoas provavelmente diria que não.
A elevada percentagem de população que publica conteúdos nas redes sociais diariamente criou a falsa ideia de que gerir redes sociais é fácil e não exige muito planeamento.
Talvez seja por isso que esta área é uma das mais menosprezadas e mais mal pagas dentro do marketing digital…
A verdade é que existem poucos gestores de redes sociais muito bons e muitas empresas preferem contratar profissionais que são medianos nesta área ou que “fazem de tudo um pouco”.
Mas estamos aqui para te destacar da multidão e não para pertenceres ao rebanho.
Como tal, iremos agora partilhar contigo algumas dicas sobre como deves criar a tua estratégia de redes sociais e obter sucesso.
Quais os teus objetivos?
Antes sequer de pensares em marcar a tua presença digital através das redes sociais deves definir quais os objetivos da tua página.
Isto é, por que razão estás a criar uma página numa rede social? Para obteres mais vendas com a tua marca? Para educar o teu público? Para ganhar notoriedade? Para gerar tráfego para o teu website?
Pensa bem qual o teu objetivo principal pois assim saberás que tipo de conteúdo deves publicar e qual a tua intenção ao comunicar.
A quem vais comunicar?
Conhecer o teu público-alvo
Este é um passo muito importante.
A maior parte das marcas quando começa a publicar nas redes sociais apenas assume qual é o seu público-alvo sem ter dados concretos para justificar a sua escolha.
Mas existem plataformas como o “Meta Business” que fornecem informações sobre o teu público – dados demográficos, melhores horas para publicar, interesses, entre outros. Neste caso, o “Meta Business” apenas fornece dados relativos ao Facebook e Instagram.
Outra opção é consultares estudos de mercado ou reports que forneçam dados relativos a redes sociais.
Para estatísticas relativas ao mundo digital, o “Datareportal” é uma boa fonte de informação.
Definir a tua persona
Depois de teres definido qual o teu público-alvo podes começar a afunilar melhor o teu target e começar a definir o teu “avatar” ou “persona”. No fundo, a “persona” é a personificação do teu público.
Para definires a tua persona, começa por pensar que dificuldades e que ambições esta poderá ter:
- Quais os seus medos?
- Em que fase da vida se encontra?
- Que hobbies tem?
- É casado ou solteiro?
- Onde se encontra e onde quer chegar?
A ideia é tentares moldar o melhor que conseguires a tua persona, indo até aos detalhes.
Desta forma, terás uma visão clara sobre com quem estás a comunicar e mais facilmente irás desenvolver uma ligação com o teu público.
Faz sentido estar em todas as redes sociais?
A resposta que muita gente dá é “sim, quanto mais presença digital tiveres melhor!”. Mas isto não é assim tão linear.
Se o teu público-alvo utiliza maioritariamente o Facebook e o Instagram e apenas uma pequena percentagem utiliza o Tik Tok, provavelmente faz mais sentido direcionares o teu esforço para estas duas plataformas, em vez de perderes tempo a tentar crescer a tua audiência no Tik Tok.
E, como sempre, tentamos tomar as nossas decisões com base em dados.
Em Portugal, por exemplo, as 3 redes sociais mais usadas são: o Whatsapp, o Facebook e o Instagram (por ordem).
Analisar as métricas
Após definires quais os teus objetivos de comunicação, qual o teu público e quais as plataformas que vais utilizar, precisas de analisar tudo para poderes otimizar o que for necessário.
A maior parte das plataformas de redes sociais fornece métricas para analisares os teus resultados.
No entanto, caso utilizes uma plataforma que não forneça métricas, podes recorrer à “Metricool” que é compatível com várias redes sociais.
Métricas mais importantes
Com esta plataforma poderás analisar métricas importantes, tais como:
- O número de impressões: número de vezes que o teu conteúdo é exibido – uma pessoa pode visualizar o teu post mais que uma vez, por isso pode ser contabilizado mais que uma impressão por pessoa.
- O alcance das tuas publicações: o número de pessoas que visualiza o teu conteúdo – neste caso, uma pessoa apenas pode ser contabilizada uma vez, ao contrário da métrica das impressões.
- O número de likes/reações das publicações
- A taxa de interação: mede quanto o teu público interage com as tuas publicações.
- A performance dos hashtags: qual o nº de impressões, reações e seguidores ganhos/perdidos por hashtag.
Comparar as tuas métricas com as da tua concorrência
Outra funcionalidade que a “metricool” fornece é a possibilidade de poderes comparar as tuas métricas com as de outras páginas semelhantes.
Ao comparares a tua página com a dos teus concorrentes poderás perceber o que podes melhorar e o que deves continuar a fazer de forma correta.
Seguindo todas estas dicas acreditamos que estarás mais bem preparado para comunicar com o teu público e terás mais facilmente sucesso nas tuas redes sociais!
Não te esqueças de seguir um plano e de ser consistente, pois só assim poderás perceber que aspetos tens de melhorar.
Se ainda não te sentes 100% confiante para implementar uma estratégia para redes sociais estamos aqui para te ajudar!