Como criar uma estratégia para redes sociais?

Como criar uma estratégia para redes sociais?

Será que vale a pena perder muito tempo a criar uma estratégia para redes sociais? A maioria das pessoas provavelmente diria que não. 

A elevada percentagem de população que publica conteúdos nas redes sociais diariamente criou a falsa ideia de que gerir redes sociais é fácil e não exige muito planeamento.

Talvez seja por isso que esta área é uma das mais menosprezadas e mais mal pagas dentro do marketing digital…

evolução do número de utilizadores de redes sociais em Portugal

A verdade é que existem poucos gestores de redes sociais muito bons e muitas empresas preferem contratar profissionais que são medianos nesta área ou que “fazem de tudo um pouco”.

Mas estamos aqui para te destacar da multidão e não para pertenceres ao rebanho.

Como tal, iremos agora partilhar contigo algumas dicas sobre como deves criar a tua estratégia de redes sociais e obter sucesso.

Quais os teus objetivos?

Antes sequer de pensares em marcar a tua presença digital através das redes sociais deves definir quais os objetivos da tua página.

Isto é, por que razão estás a criar uma página numa rede social? Para obteres mais vendas com a tua marca? Para educar o teu público? Para ganhar notoriedade? Para gerar tráfego para o teu website?

Pensa bem qual o teu objetivo principal pois assim saberás que tipo de conteúdo deves publicar e qual a tua intenção ao comunicar.

ícone trabalhadores atingem objetivos

A quem vais comunicar?

Conhecer o teu público-alvo

Este é um passo muito importante.

A maior parte das marcas quando começa a publicar nas redes sociais apenas assume qual é o seu público-alvo sem ter dados concretos para justificar a sua escolha.

Mas existem plataformas como o “Meta Business” que fornecem informações sobre o teu público – dados demográficos, melhores horas para publicar, interesses, entre outros. Neste caso, o “Meta Business” apenas fornece dados relativos ao Facebook e Instagram.

Outra opção é consultares estudos de mercado ou reports que forneçam dados relativos a redes sociais.

Para estatísticas relativas ao mundo digital, o “Datareportal” é uma boa fonte de informação.

Definir a tua persona

Depois de teres definido qual o teu público-alvo podes começar a afunilar melhor o teu target e começar a definir o teu “avatar” ou “persona”. No fundo, a “persona” é a personificação do teu público.

Para definires a tua persona, começa por pensar que dificuldades e que ambições esta poderá ter:

  • Quais os seus medos?
  • Em que fase da vida se encontra?
  • Que hobbies tem?
  • É casado ou solteiro?
  • Onde se encontra e onde quer chegar?

 

A ideia é tentares moldar o melhor que conseguires a tua persona, indo até aos detalhes.

Desta forma, terás uma visão clara sobre com quem estás a comunicar e mais facilmente irás desenvolver uma ligação com o teu público.

Faz sentido estar em todas as redes sociais?

A resposta que muita gente dá é “sim, quanto mais presença digital tiveres melhor!”. Mas isto não é assim tão linear.

Se o teu público-alvo utiliza maioritariamente o Facebook e o Instagram e apenas uma pequena percentagem utiliza o Tik Tok, provavelmente faz mais sentido direcionares o teu esforço para estas duas plataformas, em vez de perderes tempo a tentar crescer a tua audiência no Tik Tok.

E, como sempre, tentamos tomar as nossas decisões com base em dados.

Em Portugal, por exemplo, as 3 redes sociais mais usadas são: o Whatsapp, o Facebook e o Instagram (por ordem).

redes sociais mais populares em Portugal

Analisar as métricas

Após definires quais os teus objetivos de comunicação, qual o teu público e quais as plataformas que vais utilizar, precisas de analisar tudo para poderes otimizar o que for necessário.

A maior parte das plataformas de redes sociais fornece métricas para analisares os teus resultados.

No entanto, caso utilizes uma plataforma que não forneça métricas, podes recorrer à “Metricool” que é compatível com várias redes sociais.

Métricas mais importantes

metricool visão geral da plataforma

Com esta plataforma poderás analisar métricas importantes, tais como:

  • O número de impressões: número de vezes que o teu conteúdo é exibido – uma pessoa pode visualizar o teu post mais que uma vez, por isso pode ser contabilizado mais que uma impressão por pessoa.
  • O alcance das tuas publicações: o número de pessoas que visualiza o teu conteúdo – neste caso, uma pessoa apenas pode ser contabilizada uma vez, ao contrário da métrica das impressões.
  • O número de likes/reações das publicações
  • A taxa de interação: mede quanto o teu público interage com as tuas publicações.
  • A performance dos hashtags: qual o nº de impressões, reações e seguidores ganhos/perdidos por hashtag.

Comparar as tuas métricas com as da tua concorrência

Outra funcionalidade que a “metricool” fornece é a possibilidade de poderes comparar as tuas métricas com as de outras páginas semelhantes.

Ao comparares a tua página com a dos teus concorrentes poderás perceber o que podes melhorar e o que deves continuar a fazer de forma correta.

Seguindo todas estas dicas acreditamos que estarás mais bem preparado para comunicar com o teu público e terás mais facilmente sucesso nas tuas redes sociais!

Não te esqueças de seguir um plano e de ser consistente, pois só assim poderás perceber que aspetos tens de melhorar.

Se ainda não te sentes 100% confiante para implementar uma estratégia para redes sociais estamos aqui para te ajudar! 

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