Os objetivos SMART para o alcance de resultados

Os objetivos SMART para o alcance de resultados

Toda e qualquer estratégia de comunicação está assente nos objetivos que uma marca pretende atingir, a certo nível e a determinado período de tempo. Existem diferentes técnicas que ajudam na definição destes objetivos, mas é possível destacar uma na área do marketing: os objetivos SMART.

O que são objetivos SMART?

Seja qual for a meta a ser alcançada, a mesma tem de ser pensada de forma estratégica. Os objetivos SMART determinam os 5 critérios a ter em conta num objetivo, tornando-os mais eficazes e eficientes. Esta metodologia, criada pelo consultor George Doran, representa aquilo que um objetivo deve ser: 

  • S (pecific) – um objetivo tem de ser específico. Há que ser claro no que se pretende alcançar, facilitando também assim a sua compreensão;
  • M (easurable) – é fundamental que seja mensurável para que ao longo de determinada ação de comunicação seja possível aperfeiçoar e corrigir erros;
  • A (chievable) – tem de ser alcançável. De nada serve definir um objetivo que se torna impossível de cumprir;
  • R (elevant) – ao ser relevante, um objetivo é válido em si mesmo e para o negócio em causa;
  • T (ime-bound) – sem dúvida que tem de ser temporal. Tem de ter um deadline para ser cumprido.

 

Alguns exemplos práticos

  • Aumentar em 10% as vendas do óleo de beleza de frutos vermelhos no segundo trimestre de 2023;
  • Duplicar o número de leads durante o ano de 2023, em comparação com o ano anterior; 
  • Colocar em prática a política de responsabilidade social com pelo menos 1 ação por mês até dezembro de 2023;    
  • Obter uma média de 20 encomendas online por dia até ao final de agosto;
  • Aumentar o número de visitantes do website para 1000 por mês até ao final de outubro.

Em conclusão

Uma empresa que siga a metodologia dos objetivos SMART está mais perto de alcançar o sucesso profissional. Como falámos, a definição de objetivos é o suporte de uma estratégia, pelo que quanto mais específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais forem, mais fáceis são também de alcançar. Se estes conceitos são ainda abstratos e procuras ajuda na sua definição não hesites em contactar-nos. Fala connosco através do formulário abaixo!

Fonte: HubSpot; Neil Patel; Facebook