A relação entre as gerações e o consumo

A relação entre as gerações e o consumo

A transformação do mercado deve-se, na sua grande maioria, às diferentes gerações que se foram criando ao longo dos anos. Dos métodos mais arcaicos às tecnologias cada vez mais automatizadas, as necessidades das pessoas alteraram e cresceram, face aos estímulos a que estão expostas no meio envolvente. Eis mais um desafio para os profissionais de marketing.

Analisar as gerações

No marketing, este é um termo muito mais complexo que a idade dos consumidores. Os seus diferentes estilos de vida e hábitos (com base na experiência e nas ambições) influenciam o consumo. A comunicação das marcas deve por isso estar adaptada, criando um elo de ligação entre ambos.

As diferenças

Com a evolução da sociedade é possível identificar as seguintes tipologias: Baby Boomers (1946-1964), Geração X (1965-1980), Millennials (1980-1995), Geração Z (1996-2012) e Geração Alfa (2013-2025). Para cada um dos tipos, as ações de comunicação são diferentes, atingindo não só o ato de compra, como a fidelização. 

É possível identificar padrões nas gerações como é o caso da atenção para com o que se passa a nível mundial, procurando a estabilidade e o conforto (Baby Boomers) ou o caso da novidade, rapidez e pertinência dos produtos para a Geração Z. Esta última, assim como a Alfa, estão totalmente familiarizadas com a tecnologia (e ecommerce, no caso), sem nunca esquecer as suas causas sociais e ambientais. 

A nível mediático, as gerações mais novas confiam mais facilmente no que veem de forma repetida em anúncios, seja nas redes sociais ou nos motores de pesquisa. Já as gerações antecessoras preferem os meios tradicionais, onde alguns ainda procuram nas redes sociais o contacto com amigos, familiares e/ou conhecidos.

Em conclusão

A compreensão dos comportamentos de consumo do público-alvo das marcas é parte da sua estratégia de personalização perante os produtos e/ou serviços que oferecem. Para tal é necessário estar a par das tendências e mudanças no mercado, pois como cada pessoa, cada geração tem o seu próprio perfil. Em que geração se inclui o meu público-alvo? Quais as suas caraterísticas e como atraí-lo? Estamos aqui para te ajudar, à distância de um formulário.

Fonte: Imagens de Marca