O estudo de mercado e seus principais indicadores

O estudo de mercado e seus principais indicadores

O estudo de mercado é uma das ferramentas essenciais seja qual for o momento de negócio em que uma empresa se encontre. Prestes a arrancar, em fase de desenvolvimento ou mesmo num período de crise, esta pesquisa permite definir estratégias empresariais de forma mais eficiente. Concluindo, quanto melhor uma marca conhecer o seu segmento de mercado, mais fácil é atingir o sucesso empresarial.

Em que consiste um estudo de mercado?

Esta técnica tem como objetivo recolher os dados essenciais acerca do segmento de mercado em que uma marca se insere/pretende inserir-se, com base em aspetos quantitativos e qualitativos. Analisa, de forma aprofundada, variáveis como: público-alvo, comportamento de compra do consumidor, concorrência, ameaças e oportunidades, tendências.

Obtendo estas informações, a empresa cria as condições necessárias para que o seu negócio seja mais consistente, com perspetivas de um crescimento sustentável. O estudo de mercado contribui para o posicionamento da marca, ao compreender o que o consumidor atual/potencial pensa e como este se relaciona com a concorrência

Principais indicadores

Através do estudo de mercado, a empresa procura diferenciar-se quer no ramo, quer no top of mind do consumidor. Esta diferenciação só é possível com base em métodos e técnicas para a tomada de decisões estratégicas.

 

Existem vários indicadores que são utilizados no estudo de mercado, sendo possível destacar os seguintes:

  • Market share: indica o grau de participação de uma empresa no mercado, no que diz respeito à venda do produto/serviço. Muitas são as fórmulas, mas tradicionalmente tem como base as vendas totais no ramo.
  • Buyer persona: o protótipo do consumidor da marca, baseado em caraterísticas como a idade, a profissão, os hobbies ou os hábitos de consumo. 
  • Intenção de compra: identifica se o consumidor compraria o produto/serviço da empresa, quanto estaria disposto a gastar, o ciclo de vida, a relevância (até para novos lançamentos).
  • Teste de produto: a par da intenção de compra, permite descobrir se já existe algum produto/serviço semelhante ao que a empresa tem.

Em conclusão

Sem dúvida que o estudo de mercado oferece a uma marca todas as informações que lhe são essenciais para poder melhorar os resultados do negócio e ampliar a visão de mercado. Permite-lhe ter uma verdadeira visão holística. 

No entanto, para alcançar estes objetivos há que optar pelo estudo de mercado mais adequado para a tua marca, por isso, se ficaste com dúvidas e procuras ajuda na sua realização não hesites em contactar-nos. Fala connosco através do formulário abaixo!