Endomarketing: o que é e qual a sua importância?
Endomarketing: o que é e qual a sua importância?
O Endomarketing é uma área do marketing que tem especial importância nos dias de hoje.
Já não basta ser uma empresa conhecida pelo público externo para garantir colaboradores produtivos e motivados – é necessário apostar em ações que a destaquem no mercado de trabalho e atraiam jovens talentos.
Enquanto que as gerações anteriores tinham a preocupação de conseguir uma posição estável e bem remunerada, a geração atual dá mais importância ao ambiente de trabalho, gosta de sentir que é valorizada e que o seu trabalho tem impacto na empresa e na sociedade.
![ação de endomarketing](https://getvalue.pt/wp-content/uploads/2022/08/team-business-people-stacking-hands-1024x683.jpg)
Mas afinal o que é o endomarketing?
Ao contrário de algumas ações de marketing, que são direcionadas a clientes externos, o endomarketing foca-se nos clientes internos, ou seja, no capital humano de uma empresa.
Este termo é muito confundido com comunicação interna, mas são ligeiramente diferentes.
A comunicação interna visa partilhar informação corporativa (visão, missão, valores, estratégia da empresa, resultados, metas, entre outros) e gerar diálogo entre as chefias e os colaboradores.
Já o foco do endomarketing é o desenvolvimento de ações que promovam o relacionamento entre colaboradores, a sua integração e um bom ambiente de trabalho. Está por isso mais ligado à cultura organizacional.
![](https://getvalue.pt/wp-content/uploads/2022/08/brainstorm-session-1024x683.jpg)
Tal como em marketing temos o objetivo de fidelizar os nossos clientes externos, no endomarketing queremos fidelizar os clientes internos (os colaboradores).
Que departamento deve trabalhar o endomarketing?
Idealmente o endomarketing deve ser trabalhado pelo departamento de Recursos Humanos (RH) e pelo departamento de marketing.
O departamento de RH é importante pois é o que tem mais informação sobre o perfil dos colaboradores e sabe melhor quais as suas necessidades.
![epartamento de RH a auxiliar em endomarketing](https://getvalue.pt/wp-content/uploads/2022/08/entrevista-com-o-departamento-de-recursos-humanos-1024x684.jpg)
Esta informação deve ser partilhada com o departamento de marketing para que este tenha um conhecimento mais aprofundado do público interno e esteja mais preparado para desenvolver boas campanhas de endomarketing.
Benefícios do endomarketing
Algumas empresas não vêem o potencial das campanhas internas de marketing.
Esta perceção deve-se ao facto de o endomarketing não criar um impacto imediato e direto nas vendas como uma campanha de marketing possibilita. No entanto, estas podem ter um impacto brutal na produtividade dos colaboradores.
Como tal, eis alguns benefícios do endomarketing:
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- Aumento da produtividade (como já foi referido anteriormente);
- Maior motivação para trabalhar;
- Melhor ambiente de trabalho;
- Maior reconhecimento externo: colaboradores satisfeitos tendem a promover por livre vontade a sua empresa através de “boca-a-boca” ou mesmo através de reviews online;
- Retenção de bons colaboradores.
Todos estes benefícios irão ter um impacto muito positivo na empresa.
Exemplos de endomarketing
![sessão de formação de endomarketing](https://getvalue.pt/wp-content/uploads/2022/08/sessao-de-formacao-1024x576.jpg)
Agora que já explicámos como funciona esta área do marketing partilhamos de seguida algumas ações que poderão ser úteis de implementar:
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- Realizar reuniões trimestrais ou mensais mais descontraídas, nas quais os colaboradores possam discutir ideias, possíveis estratégias e perceber se as ações da empresa estão alinhadas com a missão e os valores da mesma;
- Reservar períodos para reconhecer os melhores colaboradores;
- Realizar cursos de formação que vão ao encontro das necessidades dos colaboradores e que permitam o debate de ideias;
- Utilizar os canais internos para comunicar, de forma criativa, eventos empresariais, destacar colaboradores, promover a missão e valores da organização e possibilitar a interação;
- Fornecer benefícios adicionais – descontos em ginásios, restaurantes e hotéis, oferta de bolsas de estudo para os filhos, entre outros.
Como criar uma campanha de endomarketing?
![planeamento campanha de endomarketing](https://getvalue.pt/wp-content/uploads/2022/08/endomarketing-plan-1024x683.jpg)
Antes de criarmos uma campanha de endomarketing temos de pensar no seu propósito: motivar o público interno e envolvê-lo na cultura da empresa.
Tendo isso em mente, podemos começar a desenvolver a nossa campanha. Esta deve ter por base os seguintes passos:
1. Investigação
É importante recolher testemunhos dos colaboradores para perceber o que pode ser melhorado dentro da empresa.
O departamento de Recursos Humanos, como já foi referido, também pode ser uma boa fonte de informação visto ser o mais indicado para fornecer informação mais detalhada do perfil dos colaboradores.
2. Definição de Objetivos
Uma vez conhecido o nosso público-alvo temos de definir objetivos SMART para a campanha. Isto é, objetivos que sejam específicos, passíveis de medir, alcançáveis, relevantes e com um prazo.
3. Execução do Plano
Executar o plano é a parte mais direta.
Não nos podemos esquecer da importância de partilhar conteúdo sobre as nossas ações de endomarketing, tanto nos canais internos como nos canais externos (ex: redes sociais).
Nesta fase também poderá ser relevante obter feedback dos colaboradores à medida que as atividades vão sendo realizadas.
4. Avaliação
No final da campanha temos de avaliar se os nossos objetivos foram atingidos, o que correu bem, e o que pode ser melhorado na próxima campanha de endomarketing.
Esperemos que este artigo te tenha ajudado a esclarecer o que é o endomarketing e como podes criar uma campanha que possa beneficiar mutuamente os teus colaboradores e a tua empresa!
Se tens interesse em conhecer outras áreas do marketing lê também o nosso guia completo de outbound marketing.