Endomarketing: o que é e qual a sua importância?

Endomarketing: o que é e qual a sua importância?

O Endomarketing é uma área do marketing que tem especial importância nos dias de hoje.  

Já não basta ser uma empresa conhecida pelo público externo para garantir colaboradores produtivos e motivados – é necessário apostar em ações que a destaquem no mercado de trabalho e atraiam jovens talentos

Enquanto que as gerações anteriores tinham a preocupação de conseguir uma posição estável e bem remunerada, a geração atual dá mais importância ao ambiente de trabalho, gosta de sentir que é valorizada e que o seu trabalho tem impacto na empresa e na sociedade.  

ação de endomarketing

Mas afinal o que é o endomarketing?

Ao contrário de algumas ações de marketing, que são direcionadas a clientes externos, o endomarketing foca-se nos clientes internos, ou seja, no capital humano de uma empresa. 

Este termo é muito confundido com comunicação interna, mas são ligeiramente diferentes. 

A comunicação interna visa partilhar informação corporativa (visão, missão, valores, estratégia da empresa, resultados, metas, entre outros) e gerar diálogo entre as chefias e os colaboradores. 

Já o foco do endomarketing é o desenvolvimento de ações que promovam o relacionamento entre colaboradores, a sua integração e um bom ambiente de trabalho. Está por isso mais ligado à cultura organizacional.

Tal como em marketing temos o objetivo de fidelizar os nossos clientes externos, no endomarketing queremos fidelizar os clientes internos (os colaboradores). 

Que departamento deve trabalhar o endomarketing?

Idealmente o endomarketing deve ser trabalhado pelo departamento de Recursos Humanos (RH) e pelo departamento de marketing.  

O departamento de RH é importante pois é o que tem mais informação sobre o perfil dos colaboradores e sabe melhor quais as suas necessidades

epartamento de RH a auxiliar em endomarketing

Esta informação deve ser partilhada com o departamento de marketing para que este tenha um conhecimento mais aprofundado do público interno e esteja mais preparado para desenvolver boas campanhas de endomarketing.  

Benefícios do endomarketing

Algumas empresas não vêem o potencial das campanhas internas de marketing. 

Esta perceção deve-se ao facto de o endomarketing não criar um impacto imediato e direto nas vendas como uma campanha de marketing possibilita. No entanto, estas podem ter um impacto brutal na produtividade dos colaboradores. 

Como tal, eis alguns benefícios do endomarketing: 

    • Aumento da produtividade (como já foi referido anteriormente); 
    • Maior motivação para trabalhar; 
    • Melhor ambiente de trabalho; 
    • Maior reconhecimento externo: colaboradores satisfeitos tendem a promover por livre vontade a sua empresa através de “boca-a-boca” ou mesmo através de reviews online; 
    • Retenção de bons colaboradores. 


Todos estes benefícios irão ter um impacto muito positivo na empresa.  

Exemplos de endomarketing

sessão de formação de endomarketing

Agora que já explicámos como funciona esta área do marketing partilhamos de seguida algumas ações que poderão ser úteis de implementar: 

    • Realizar reuniões trimestrais ou mensais mais descontraídas, nas quais os colaboradores possam discutir ideias, possíveis estratégias e perceber se as ações da empresa estão alinhadas com a missão e os valores da mesma; 
    • Reservar períodos para reconhecer os melhores colaboradores; 
    • Realizar cursos de formação que vão ao encontro das necessidades dos colaboradores e que permitam o debate de ideias;  
    • Utilizar os canais internos para comunicar, de forma criativa, eventos empresariais, destacar colaboradores, promover a missão e valores da organização e possibilitar a interação;  
    • Fornecer benefícios adicionais – descontos em ginásios, restaurantes e hotéis, oferta de bolsas de estudo para os filhos, entre outros. 

 

Como criar uma campanha de endomarketing?

planeamento campanha de endomarketing

Antes de criarmos uma campanha de endomarketing temos de pensar no seu propósito:  motivar o público interno e envolvê-lo na cultura da empresa.  

Tendo isso em mente, podemos começar a desenvolver a nossa campanha. Esta deve ter por base os seguintes passos: 

1. Investigação

É importante recolher testemunhos dos colaboradores para perceber o que pode ser melhorado dentro da empresa. 

O departamento de Recursos Humanos, como já foi referido, também pode ser uma boa fonte de informação visto ser o mais indicado para fornecer informação mais detalhada do perfil dos colaboradores. 

2. Definição de Objetivos

Uma vez conhecido o nosso público-alvo temos de definir objetivos SMART para a campanha. Isto é, objetivos que sejam específicos, passíveis de medir, alcançáveis, relevantes e com um prazo. 

3. Execução do Plano

Executar o plano é a parte mais direta.  

Não nos podemos esquecer da importância de partilhar conteúdo sobre as nossas ações de endomarketing, tanto nos canais internos como nos canais externos (ex: redes sociais). 

Nesta fase também poderá ser relevante obter feedback dos colaboradores à medida que as atividades vão sendo realizadas.  

4. Avaliação

No final da campanha temos de avaliar se os nossos objetivos foram atingidos, o que correu bem, e o que pode ser melhorado na próxima campanha de endomarketing. 

Esperemos que este artigo te tenha ajudado a esclarecer o que é o endomarketing e como podes criar uma campanha que possa beneficiar mutuamente os teus colaboradores e a tua empresa!  

Se tens interesse em conhecer outras áreas do marketing lê também o nosso guia completo de outbound marketing.

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