O comportamento de compra do consumidor

O comportamento de compra do consumidor

A resposta às crescentes necessidades dos consumidores é um dos principais desafios que as marcas enfrentam atualmente. O consumidor representa o público que a marca quer atingir, tornando-se a sua referência, pelo que a sua visibilidade no mercado está intrínseca a si mesmo. Ao perceber como este se comporta, é possível definir quais as melhores estratégias e campanhas, traduzidas em mais conversões.

O que é o comportamento de compra?

O conjunto de ações e hábitos do consumidor durante o processo de compra de um produto e/ou serviço. O consumidor é diariamente influenciado por diferentes fatores, sendo que percebê-los é a chave para o alcance dos resultados de uma marca (daí a importância na definição e criação de uma persona).

As fases

Este é um processo que não segue uma linha reta pois cada consumidor tem as suas próprias necessidades no ato de compra. Estas são as principais etapas da sua decisão: 

  • Descoberta: o consumidor ainda não reconheceu a sua necessidade em adquirir determinado produto e/ou serviço. Esta mesma necessidade vai ser descoberta através da comunicação das marcas que, consequentemente, lhe vão despertar o interesse;   
  • Reconhecimento: o consumidor já reconheceu a sua necessidade, que acredita ser respondida ao adquirir determinado produto e/ou serviço. Está mais suscetível de interagir e ser guiado pelas marcas; 
  • Avaliação: o consumidor procura a melhor resposta para a sua necessidade. Começa a comparar produtos e/ou serviços, com base em preços, recomendações, benefícios, a própria relação custo-benefício; 
  • Decisão: depois de ponderar todas as ofertas do mercado, o consumidor decide qual o produto e/ou serviço pelo qual vai optar. É fundamental que a marca escolhida se encontre disponível para esclarecer quaisquer dúvidas, bem como transmita segurança no negócio realizado;
  • Pós-venda: agora que o consumidor já respondeu à sua necessidade, é chegado o momento de avaliar se a compra foi positiva ou negativa. Esta é uma etapa chave na comunicação marca-consumidor pois garante a satisfação, com vista à fidelização e recomendação, do mesmo. A própria estratégia é muito mais focada no futuro, graças aos outputs retirados.

Em conclusão

Compreender como o consumidor se comporta no momento de escolher um produto e/ou serviço está na base da criação de todos os planos de comunicação. Esta compreensão permite aos profissionais perceber quais as ações mais eficazes, que levam a uma maior conversão, bem como avaliar o estado da relação marca-consumidor. Queres perceber melhor a jornada do teu consumidor? Que estratégias podes aplicar em cada fase? Não hesites em contactar-nos. Fala connosco através do formulário abaixo!

Fonte: HubSpot