A importância da persona na estratégia de mercado

A importância da persona na estratégia de mercado

Numa perspetiva de negócio, conhecermos e, sobretudo, compreendermos quem adquire/pode vir a adquirir os produtos/serviços de uma empresa é fundamental para o aumento de vendas e consequente alcance de resultados. Esta análise só é possível depois da definição de uma persona.

O que é uma persona?

Um conceito utilizado no marketing para criar uma espécie de perfil do cliente ideal de uma marca, permitindo assim identificar o público-alvo. A persona ajuda a definir quer a linguagem, quer o tom de comunicação utilizados pela marca. Ou seja, toda e qualquer ação de comunicação de uma marca é otimizada tendo em conta o estudo e a construção da persona que adquire os seus produtos/serviços.

A persona aplicada ao marketing

O marketing é das áreas mais estratégicas no que diz respeito a ações que procuram alcançar o máximo de pessoas que contactam/podem vir a contactar com os produtos/serviços de uma marca. O objetivo é muito claro: posicionar a empresa enquanto referência no mercado. Mercado esse que está cada vez mais competitivo.

Num mundo em constante mudança, também os hábitos de consumo se têm vindo a alterar, pelo que um dos trabalhos contínuos de uma marca diz respeito à pesquisa e análise do seu público-alvo, despertando-lhes a curiosidade através da criação de conteúdo específico e relevante.

 

Apesar da persona ser uma personagem fictícia, contém em si as mesmas caraterísticas do cliente real. É criada com base nele. São várias estas caraterísticas, que deverão ser detalhadas e, inclusive, pessoais, mas podemos destacar algumas:

  • Identidade própria: nome, idade, estado civil, localidade, profissão, rendimento, aspetos da personalidade;
  • Interesses, preocupações, dificuldades, aspirações;
  • Hábitos de consumo: onde costuma adquirir um produto/serviço, com que regularidade, quanto está disposto a gastar.

Um exemplo de persona

A Carolina tem 20 anos, é do Porto, e está no último ano da licenciatura em Publicidade e Marketing, em Lisboa. Mudou-se para a capital no início da faculdade e vive sozinha numa casa alugada. A um passo do mercado de trabalho, sempre soube que o seu caminho profissional passará por uma agência, com foco no marketing de conteúdo. Apesar das dúvidas da família e do namorado no investimento nesta área, nunca deixou de lado a sua determinação e prova disso é o sucesso que está a ter ao longo destes 3 anos. Adora viajar e acompanhar as principais influenciadoras e agências deste segmento. Fã de moda, não perde ainda a oportunidade de um bom cocktail num rooftop ou de ver as grandes estreias nas salas de cinema. 

Em conclusão

Pensar de forma estratégica na criação de uma persona é a chave para alcançar o nosso público-alvo. O segredo está na compreensão e resposta das suas necessidades. Se este é um conceito para ti ainda abstrato e procuras ajuda na sua definição não hesites em contactar-nos. Entra em contacto connosco pelo formulário abaixo!

Fonte: Neil Patel