O conceito de marketing-mix

O conceito de marketing-mix

O mundo está em constante mudança. Com a internet, a experiência e (o próprio) consumidor mudaram, exposto diariamente a diferentes estímulos a todo e qualquer momento. Numa era em que a atenção humana cada vez mais retém apenas o que a capta numa fração de segundos, a visibilidade de produtos e/ou serviços tornou-se um verdadeiro desafio. As marcas fortaleceram as suas estratégias de marketing, assentes nos seus pilares básicos. Assentes no marketing-mix.

O que é o marketing-mix?

Um conceito que abrange aqueles que são os 4 P’s do marketing: Product, Price, Promotion, Place. São as variáveis estudadas pelas marcas nas suas propostas de valor para o público que pretendem atingir. Segundo Philip Kotler, figura marcante a este respeito, estas variáveis são definidas internamente, de forma controlada, numa fase estratégica, sempre respeitando os objetivos da marca. São ainda dependentes entre si, influenciando-se mutuamente e determinando o sucesso da seguinte.

Os 4 P's do marketing

Cada uma destas componentes tem caraterísticas específicas, aplicadas de forma estratégica no plano de marketing das marcas.  

  • Product: O core business das empresas, satisfaz as necessidades do consumidor. Para a sua criação é necessário definir todos os aspetos tangíveis e intangíveis como a qualidade, o design, a cor, o tamanho, os benefícios. Todo o produto e/ou serviço tem o seu próprio ciclo de vida, ou seja, como este se comporta no mercado;
  • Price: Gerador de receitas para as empresas, determina o valor pago pelo consumidor para adquirir um produto e/ou serviço. Tem também em conta aspetos psicológicos, visto que o consumidor avalia no mercado a relação entre custo e benefício. Se um produto e/ou serviço for visto como referência pelo consumidor, este estará disposto a pagar mais para o adquirir. Estabelece-se assim com base nos custos da empresa e seus objetivos, concorrência e perceção pretendida no mercado; 
  • Promotion: A estratégia de divulgação de um produto e/ou serviço junto do público, procurando despertar o seu interesse e expetativa. Esta estratégia deve estar alinhada com os benefícios do produto e/ou serviço pois, pós experimentação, deve corresponder às necessidades do consumidor, contribuindo assim para o aumento do posicionamento da marca.
  • Place: Os canais de distribuição e pontos de venda, físicos e/ou online. Aqui os fatores a ter em conta prendem-se com o tipo de produto e/ou serviço vendido, questões de logística, custos envolvidos, tempo e formato de entrega, intermediários e opções de venda (em lojas próprias ou multimarca).

Em conclusão

O marketing-mix é um conceito onde é possível verificar que a sua aplicabilidade prática mantém-se bastante atual (e assim continuará). É uma ferramenta chave utilizada pelas empresas para a definição de uma estratégia mais eficaz e eficiente, que transmita o seu posicionamento aos olhos da audiência. Percorre cada etapa da jornada do consumidor, destacando-se num mercado cada vez mais competitivo. Se ainda tens dúvidas sobre este conceito e procuras ajuda na sua implementação estratégica não hesites em contactar-nos. Fala connosco através do formulário abaixo!

Fonte: Rock Content