O impacto da inteligência artificial no marketing
O impacto da inteligência artificial no marketing
Cada vez mais ouvimos falar em inteligência artificial e no seu impacto crescente sobre os diferentes aspetos da nossa vida. Inevitavelmente o desenvolvimento das áreas profissionais é um deles onde, claro está, o marketing não é exceção.
O que é a inteligência artificial?
Um conceito cada vez mais comum no nosso vocabulário, mas que ainda assim levanta várias dúvidas. Em rigor, a inteligência artificial é “um ramo da ciência dos computadores que se dedica à investigação e criação de software e hardware com o objetivo de produzir resultados semelhantes aos produzidos pela inteligência humana.” (infopedia.pt, 2023).
Aplicação ao marketing
Para que um especialista em marketing digital possa trabalhar o posicionamento de uma marca no âmbito digital tem de conhecer o potencial desta tecnologia, aplicada à área.
- Analytics: Toda e qualquer ação de comunicação, bem como desenvolvimento de produtos, expansão de negócio ou previsões de momentos de crise têm por base a análise de dados. Através do data-driven é possível testar hipóteses com recurso aos testes A/B (comparam variáveis, definindo aquela que gera os melhores resultados);
- Automação: Muita utilizada nas ferramentas de marketing, como newsletters ou landing pages, permite personalizar a comunicação feita entre uma empresa e a sua base de dados. Esta é segmentada de uma forma humanizada, como se fosse de um para um;
- Jornada do consumidor: A inteligência artificial identifica os pontos de interesse do cliente, as suas necessidades, em que posição se encontra no funil de vendas, com o objetivo final de o fidelizar a uma marca.
Em conclusão
Muitas são as vertentes ainda por explorar no que diz respeito à inteligência artificial. Esta tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia e a relação com o marketing é inevitável. Ao percebê-la, o profissional desta área consegue otimizar as suas ações, o que se traduz em mais e melhores resultados. Se queres saber mais sobre este tema e procuras ajuda na sua implementação não hesites em contactar-nos. Fala connosco através do formulário abaixo!
Fonte: HubSpot; infopedia.pt, Rock Content