O papel do Google Analytics na conversão
O papel do Google Analytics na conversão
Várias são as ferramentas essenciais na definição e implementação de uma estratégia de comunicação, com vista ao alcance dos resultados junto do público-alvo. Métodos mais eficazes e eficientes facilitam este processo, identificam oportunidades e reduzem a margem de erro. Um exemplo que otimiza a estratégia digital de uma empresa é o Google Analytics.
O que é o Google Analytics?
Um serviço (gratuito) da Google criado para monitorizar e analisar diferentes dados, sob diferentes perspetivas. Ao ter acesso aos outputs das principais métricas utilizadas em campanhas digitais, as marcas conseguem avaliar o desempenho do tráfego dos seus websites, bem como ajustar estas mesmas métricas.
Os benefícios
Ao gerar uma quantidade avultada de diferentes dados, a principal conclusão que os profissionais de marketing conseguem extrair é a perceção do desempenho das ações implementadas.
Não existem regras fixas na análise, até porque o comportamento do consumidor é cada vez mais volátil. Mediante objetivos e fases de mercado são avaliados diferentes informações, de diferentes formas.
Ao contribuir ativamente para a eficácia de uma campanha, o Google Analytics incide sobretudo na conversão de uma marca: o que está ou não a resultar, o que precisa de ser alterado/melhorado, as oportunidades a explorar, em que ponto está o retorno da empresa.
Em conclusão
Esta é uma solução que, a curto e longo prazo, leva a tomada de decisões ainda mais estratégicas, independentemente do setor ou dimensão das empresas. Seja numa campanha de ecommerce, seja no alcance da notoriedade, a recolha e apresentação dos dados (de fácil interpretação) procuram traduzir os objetivos empresariais. Como instalar o Google Analytics? Como analisar os relatórios por si gerados? Nós podemos ajudar! Fala connosco através do formulário abaixo.
Fonte: HubSpot