Psicologia das Cores no Marketing
Psicologia das Cores no Marketing
Já ouviste falar em psicologia das cores? Sabias que o significado das cores pode influenciar as decisões dos teus clientes? A verdade é que as cores podem estimular, orientar e ajudar-te a conquistar o teu público-alvo.
O estudo das cores é um tema muito importante na área do design mas também na área do Marketing. Definir as cores certas para o teu produto, website, logótipo ou demais comunicações com o cliente é fundamental para garantir bons resultados. Todos os elementos gráficos, como a tipografia por exemplo, são importantes para a comunicação visual e aqui as cores tem um papel especial, sobretudo na transmissão de sentimentos e emoções.
Neste artigo vamos explorar a psicologia das cores no marketing!
Importância das cores no Marketing
A terminologia “psicologia das cores” baseia-se na análise de como uma cor é sentida pelo ser humano, ou seja de que modo o cérebro processa as informações que chegam aos nossos olhos e como despoletam sensações no nosso corpo.
As cores são representações essenciais na forma como nos expressamos e e conseguem mesmo despertar emoções. Assim, a utilização das cores no marketing é de alta importância, não só para passarmos a nossa mensagem da melhor forma mas também para transmitir o tom correcto e associar emoções à nossa marca.
Uma imagem vale mais que mil palavras, sobretudo quando falamos em contexto de marketing. Estas conseguem provocar emoções e envolvimento imediato no consumidor não só a partir da sua mensagem mas também a partir das suas cores. Assim, ao conhecer o significado de cada uma delas, conseguimos despertar no consumidor as sensações que queremos associar à nossa marca. A identidade visual é essencial para o seu reconhecimento, para transmitir os seus valores e modelo de negócio e deve ser definida durante o processo de branding, conforme abordámos aqui.
Simbolismo e Significado das Cores
O nosso cérebro reage às cores de uma forma quase instantânea, antes mesmo de perceber as imagens. Cada cor leva-nos a determinadas sensações e aproveitar este recurso, no âmbito do marketing, é um enorme mundo a explorar.
Elaborámos uma lista de cores, com os significados frequentemente associados, para que possas aproveitar todo o potencial da psicologia das cores!
Branco
O branco é uma cor neutra e reconhecida como a cor da paz. Proporciona a sensação de tranquilidade e equilíbrio e simboliza pureza e lealdade. Habitualmente surge combinada com outras cores para proporcionar contrastes apelativos.
Preto
Esta também é uma cor neutra. Associada à elegância e força, é capaz de inspirar dinamismo, exclusividade e luxo e ainda muito usada na criação de visuais minimalistas.
Cinza
Ainda nas cores neutras, o cinza é resultante da junção de preto e branco e por isso o seu significado é semelhante ao de ambas: serenidade, tranquilidade e responsabilidade. Consegue harmonizar paletas de cores muito divergentes, transmitindo confiança e requinte.
Vermelho
O vermelho é uma cor dinâmica, que desperta urgência e incita à acção, à energia e juventude. Esta é a cor da paixão e é capaz de apelar ao apetite e aumenta os batimentos cardíacos. É frequentemente utilizada em promoções e na área de restauração e bebidas.
Amarelo
Esta cor quente transmite alegria, optimismo, riqueza e esperança. Por ser capaz de de estimular processos mentais e encorajar a comunicação é frequentemente utilizado em CTA’s (Call to Action). Também empresas do ramo alimentar usam o amarelo frequentemente como estímulo do apetite, uma vez que é associada à fome.
Laranja
O laranja representa alegria, dinamismo e energia. É uma cor que incentiva a confiança mas também a irreverência e por isso é muito utilizada em marcas de desporto.
Verde
O verde é a cor que os nossos olhos mais facilmente distingue e é habitualmente relacionado com a natureza, saúde e esperança. Transmite ideia de frescura e responsabilidade ambiental, pela associação com o meio ambiente e por isso mesmo é usada por marcas de produtos de higiene e cosmética.
Azul
O azul tem uma grande variação de tons e por isso mesmo, variados significados conforme o tom. O azul escuro está associado à ideia de força, segurança e poder, enquanto que os tons mais claros passam uma mensagem de paz e tranquilidade, mas também de sucesso. É capaz de transmitir sensação de frescura, por estar ligado à cor da água, bem como influenciar a diminuição do apetite.
Roxo ou Lilás
Considerada a cor da criatividade, nobreza e espiritualidade, o roxo também passa emoções ligadas à serenidade e paz de espírito e por isso é frequentemente usado em marcas na área da saúde, bem estar e cosméticos. Esta cor também é associada ao conhecimento e consegue despertar sensações de mistério e sofisticação, bem como sucesso e riqueza.
Rosa
O rosa também possui variação de significados conforme o tom da cor. Em tonalidades mais claras expressa delicadeza, inocência e romance. Quando em tons mais escuros pode estar ligado ao poder, desejo e feminilidade.
Castanho
O castanho remete para estabilidade, integridade ou mesmo sofisticação. Por ser a cor da terra, é facilmente usado para produtos com valor associado, como os orgânicos. Consegu criar ambientes rústicos e aconchegantes.
Em suma
É incrivel o poder que as cores têm na nossa comunicação. Através delas conseguimos transmitir ideias e conceitos mas também provocar sentimentos e incitar a acções.
O conhecimento obtido através das pesquisas na área da psicologia das cores é cada vez mais utilizado no campo do marketing, para estimular sensações nos consumidores e impulsionar as taxas de conversão através da comunicação visual. Um estudo de cor é fundamental para qualquer marca, seja para o seu logótipo, website ou campanhas publicitárias.
Sabias que as cores podem ajudar a impulsionar o desempenho da tua marca? Queres saber mais sobre a psicologia das cores? Queremos saber! Fala connosco através do info@getvalue.pt.