O que é o Marketing de Influência?
O que é o
Marketing de Influência?
Com o aumento do nº de utilizadores nas redes sociais e com a crescente importância da comunicação através destes canais, decerto que já ouviste falar na palavra “influenciador” (ou “influencer” em ingês).
Mas o que é ao certo um influenciador e como pode este fazer parte de uma campanha de marketing (“marketing de influência”) e beneficiar uma marca?
Como surgiu o marketing de influência?
O marketing de influência surgiu por volta de 2006, altura em que o Facebook estava a começar a ganhar popularidade e na qual surgiu o Twitter.
No entanto, a maior parte dos criadores de conteúdo ainda não tinham começado a apostar nestas plataformas. A maioria eram bloggers que partilhavam as suas experiências em websites, através da escrita, e eram poucos os que conseguiam uma remuneração significativa a promover produtos ou serviços que acreditavam.
Atualmente, fruto do aumento das plataformas de redes sociais e do crescimento do nº de utilizadores, existem cada vez mais influenciadores a viver de parcerias com marcas.
O que é então o marketing de influência?
Trata-se de uma estratégia de marketing que envolve a colaboração de um influenciador ou criador de conteúdos com a própria marca.
Tal como noutras vertentes do marketing, nesta vertente também existem estes dois modelos de campanha:
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Paid media: o influenciador é contratado pela marca para promover um produto ou serviço.
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Earned media: o influenciador publica conteúdo para promover uma marca sem ser remunerado. Este poderá receber produtos para uso próprio, ou ser convidado para um evento, por exemplo. A sua única tarefa em ambos os casos é partilhar nas redes sociais a sua experiência.
Tipos de influenciadores
Sendo assim, temos:
Macroinfluenciadores
Têm um maior número de seguidores (no mínimo 100 mil) comparativamente aos restantes e normalmente trabalham com uma agência que gere as parcerias com marcas.
O facto de terem um elevado número de seguidores faz com sejam o tipo de influenciador mais dispendioso de contratar, uma vez que o seu conteúdo chega a uma maior audiência. No entanto, é de notar que tipicamente as suas taxas de engagement são mais baixas.
Os macroinfluenciadores podem ser particularmente úteis para campanhas de brand awareness e para lançamentos de produtos.
Microinfluenciadores
Embora tenham uma audiência menor que a dos macroinfluenciadores, a sua taxa de engagement tende a ser mais elevada, o que pode ser interessante para marcas que procuram vender de forma direta o seu produto/serviço.
Nanoinfluenciadores
Têm entre mil e 10 mil seguidores.
São úteis para atingir um nicho de mercado e comunicar com um público mais leal e interativo.
Tanto os nanoinfluenciadores como os microinfluenciadores podem oferecer grandes retornos, visto serem mais acessíveis de contratar e o seu público ser tipicamente mais leal e interagir mais.
Mesmo que tenhas um budget elevado para campanhas de marketing de influência, isto não significa que utilizar um macroinfluenciador é o mais benéfico. Por vezes, até pode gerar prejuízo.
O que medir numa campanha de marketing de influência?
A forma como medes o sucesso da tua campanha de marketing de influência vai depender dos objetivos que definiste inicialmente.
Se pretendes gerar brand awareness, o nº de impressões alcançado (ou de visualizações, no caso de ser um vídeo) é uma métrica importante para analisares.
Por outro lado, se o teu objetivo é gerar mais vendas, convém saberes o número de vendas que o influenciador gerou. Isto pode ser identificado através de um link que o influenciador tenha partilhado nas redes sociais.