Sabes como funciona o Algoritmo do Google?

Sabes como funciona o Algoritmo do Google?

Google on Computer

Entender como funciona o Algoritmo de SEO e estar actualizado em relação às constantes mudanças é essencial quando se pretende chegar aos primeiros lugares da página de pesquisa de Google.

Os factores que nos permitem atingir esse patamar são diversos e é sobre eles que vamos desenvolver o nosso artigo.

Afinal, o que é um algoritmo?

Algoritmo é uma sequência lógica de operações, que se realiza sempre que um determinado comando é ativado e que procura resolver um problema ou função específica.

Neste caso, o algoritmo do Google é ativado quando um utilizador inicia a pesquisa de informação. O seu objetivo é fornecer os resultados mais assertivos às perguntas colocadas por ordem de relevância. Perceber a lógica dos critérios na ordem de apresentação desses mesmos resultados é fundamental para um bom trabalho de SEO.

O Algoritmo do Google considera mais de 200 elementos para organizar a posição dos resultados após a execução da pesquisa. Vamos ver os principais:

Relevância de Conteúdo

A experiência do utilizador é, cada vez, mais um dos principais factores que influência no posicionamento de resultados na pesquisa do Google. Assim, é essencial produzir conteúdo que responda às necessidades dos clientes. Para tal, é importante considerar e definir as tuas personas, que traduzem o perfil do teu cliente ideal, um tom de voz adequado e assim produzir conteúdo inédito e relevante.

Palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é crucial para a produção de conteúdo considerado relevante pelo Google. Elas devem focar-se no utilizador e estar posicionadas estrategicamente nas páginas, como no URL da página, em títulos ou subtítulos. Contudo, sabendo que a repetição exagerada das palavras chave é penalizada pelos motores de busca, é importante fazer uma boa gestão das mesmas.

Google

Actualização da página e tempo de existência da mesma

Quando mais antiga, maior relevância terá a página e maiores as hipóteses terá de surgir numa boa posição do ranking do Google, no entanto é importante que o conteúdo da mesma se mantenha actualizado e relevante.

Tamanho e Densidade

Um artigo deve ter o tamanho necessário desde que a informação seja relevante para o utilizador e que as palavras-chave sejam utilizadas de maneira a criar uma leitura natural e fluída. O objetivo é responder às dores e às questões das pessoas, fazendo um bom uso das palavras-chave, uma vez que caso estas sejam repetitivas e tornem o texto difícil de ler, o posicionamento no ranking do Google pode ser comprometido.

Backlinks

Os backlinks são links de outros sites que direccionam para o teu. É importante que sejam fiáveis e de sites de referência.

A importância de acompanhar as actualizações do algoritmo

O algoritmo do Google está em constante actualização, sempre com o objectivo de melhorar a experiência do utilizador. Estas afectam o posicionamento das páginas no ranking do motor de busca e por isso é importante estar a par das mudanças de modo, não só a adaptar o conteúdo às mesmas mas também para compreender possíveis efeitos nas métricas do site.

Em conclusão

Saber como funciona o algoritmo do Google é um bom ponto de partida quando o objectivo é melhorar o posicionamento de uma página no ranking do motor de pesquisa.

Tendo em conta que o foco é a experiência do utilizador, a melhor estratégia a seguir é produzir conteúdo claro e relevante para as questões das tuas personas, investindo na optimização das tuas páginas e associando-as a sites de confiança.

Queres saber mais sobre o algoritmo do Google e como trabalhar o desempenho do teu website no ranking dos motores de pesquisa?

Fala connosco através do formulário abaixo!