A utilização do funil de vendas na estratégia de marca
A utilização do funil de vendas na estratégia de marca
Numa sociedade cada vez mais digital, o processo de compra de um produto e/ou serviço tem em conta diversos fatores, pensados estrategicamente pelas marcas como forma de conduzir o consumidor até si. Estes fatores traduzem-se em momentos, em etapas que vão aproximando cada vez mais o consumidor da proposta de valor das marcas.
O que é o funil de vendas?
Um modelo utilizado na definição e implementação da estratégia de uma marca que se foca na jornada do consumidor desde o seu primeiro contacto com a empresa até ao momento em que concretiza uma (ou mais) venda (s). É a representação do caminho que o consumidor faz até realizar uma ação.
As etapas
O funil de vendas divide-se em 3 etapas, com objetivos claros que procuram fidelizar o consumidor à marca.
- Topo do funil: A etapa da consciência, está ligada à aprendizagem e descoberta. Numa primeira fase, o consumidor ainda não tem a necessidade de adquirir determinado produto e/ou serviço, o que se altera ao descobrir uma marca e tomar consciência daquilo que esta lhe pode oferecer. O papel das marcas é o de educar o consumidor, mostrando-se o mais relevante possível;
- Meio do funil: A etapa do reconhecimento da necessidade. Ao reconhecê-la, o consumidor começa a procurar respostas, apresentadas pelas marcas. São os chamados leads, as pessoas que interagiram com o conteúdo de uma marca e forneceram informações chave em troca de benefícios (como mais informações, newsletters, códigos de desconto, entre outros). O objetivo é criar uma relação de confiança entre marca-consumidor;
- Fundo do funil: A etapa da decisão de compra. Por fim, os leads já detêm toda a informação que precisam da marca, sendo classificados como os mais adequados para a última fase de contacto. A marca é vista como referência na resposta à necessidade do consumidor, consumidor esse que se fideliza e se torna um verdadeiro cliente (que irá ainda recomendá-la mais tarde ao seu meio envolvente).
Em conclusão
Perante um mercado cada vez mais competitivo, o funil de vendas torna-se ainda mais relevante para o posicionamento das marcas na escolha do consumidor. Este procura uma relação de confiança, em que os produtos e/ou serviços adquiridos respondam às suas necessidades (também estas cada vez mais emergentes). É por isso que este modelo é muito mais do que conceitos, fazendo parte integrante do negócio das empresas com vista à conversão de leads e multiplicação de oportunidades. Se ainda tens dúvidas sobre como este conceito pode ser benéfico para ti e procuras ajuda na sua implementação não hesites em contactar-nos. Fala connosco através do formulário abaixo!
Fonte: Rock Content; Neil Patel