Como criar conteúdo para Instagram: 7 Sugestões Úteis
Elaborar publicações diárias, editar imagens e vídeos, escrever legendas adequadas e manter a interação com os seguidores é um trabalho que exige esforço e requer organização. Além disso, nem sempre nos sentimos criativos quando é necessário criar conteúdo interessante que nos permita ter o devido destaque. Neste artigo vamos dar-te sugestões úteis de como produzir conteúdo para o teu perfil de Instagram!
Como criar conteúdo para Instagram: 7 Sugestões Úteis
O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce em todo o mundo , contando com mais de mil milhões de usuários. Em Portugal, segundo o DataReportal, conta com mais de 5 milhões de perfis ativos, segundo o ficando apenas atrás do Youtube e Facebook.
Estas estatísticas são muito importantes e é fundamental que as empresas as tenham em conta na sua estratégia de marketing digital. As redes sociais são uma grande oportunidade para ter a atenção dos consumidores, interagir com o seu público-alvo e compreender as suas necessidades.
Tendo isto em consideração, é imperativo ter uma estratégia de redes sociais e um plano para otimizar atividades no Instagram. Só assim conseguimos garantir os melhores resultados para a empresa.
Vamos então ajudar-te com algumas técnicas de criação de conteúdo:
1.Definir objetivos
Ao criares conteúdo para Instagram deves estabelecer objetivos e estes devem ser mensuráveis, só assim poderás saber se estás no caminho certo. Os perfis profissionais permitem a recolha de dados estatísticos sobre o comportamento dos utilizadores e assim podes analisar os posts que tiveram melhor desempenho e assim replicar a estratégia para manter os bons resultados.
2. Definir personas
A criação de personas, personagens fictícios que representam o cliente ideal para o teu produto, ajuda-te a criar conteúdo personalizado e adaptado aos desejos do teu público-alvo. Ao direcionares os recursos corretamente podes poupar tempo, esforço e dinheiro e assim aumentar o teu retorno sobre o investimento.
3. Observar a concorrência
De facto, uma das melhores formas de gerar insights é observar a concorrência. Através desta análise, conseguimos identificar modelos de conteúdos que geram melhores resultados e esta é uma prática muito comum no mundo do marketing. Ao mesmo tempo que te podes inspirar com as melhores práticas também podes aprender com os erros dos outros de forma a não os repetir.
4. Pesquisa hashtags
As hashtags funcionam como compilações de conteúdo. Através do link de hashtag é possível descobrir publicações e perfis, sendo uma forma muito interessante de encontrar novos perfis a seguir. Este é assim um bom meio para atrair novos seguidores e aumentar o engajamento das tuas publicações.
5.Construir um calendário de publicações
Esta é uma das recomendações mais importantes. Um calendário de publicações é de utilidade máxima e permite que agendes os posts no dia e horário pretendidos. Assim, podes publicar o teu conteúdo com antecedência, sem pressas e com hipótese de corrigir eventuais erros. O Instagram não permite, para já, o agendamento na própria aplicação, contudo existem diversas ferramentas, como o Buffer ou o Meta Business Suite, que te podem ajudar nesta tarefa.
6. Escolhe boas fotografias e escreve legendas
Estes são os dois principais elementos de um post e fazem toda a diferença quando a questão é o sucesso da tua publicação. Deves ter em consideração o tom de voz usado, que deve ser adequado ao publico-alvo.
7.Cria uma identidade
É importante criares uma identidade padrão no feed do teu Instagram. Obedecer a uma paleta de cores, usar o mesmo tipo de letra e o mesmo formato de fotografia ajuda-te não só na produção de conteúdo mas também a que o teu público-alvo facilmente te identifique e reconheça as tuas publicações.
Estas são as nossas sugestões para te ajudar a criar cada vez mais e melhor conteúdo para o teu Instagram. Já segues algumas destas indicações? Qual achas mais importante?
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