Missão, Visão, Valores: os 3 pilares de uma marca

Misão, Visão, Valores: os 3 pilares de uma marca

O sucesso de uma marca depende, desde a sua entrada no mercado, da cultura organizacional. Regras, crenças, hábitos, experiências e comportamentos que são partilhados por todos aqueles que fazem parte da organização. A cultura é a base, o ADN da empresa. E como em qualquer base, há que falar dos seus pilares. 3 grandes conceitos, dos quais muito se ouve falar, mas que também muita confusão geram: missão, visão e valores.

Mas afinal o que significam?

Estes conceitos complementam-se entre si, não funcionando de forma isolada, mas sim como um todo. São definidos internamente, mas percecionados externamente. Qualquer ação de comunicação, qualquer estratégia, deve tê-los em conta. É através deles que conseguimos ver a identidade e o propósito de uma marca. 

Missão

O motivo de ser, a razão pela qual a marca nasceu e trabalha diariamente. É o seu propósito, transmitido aos stakeholders, fortalecendo a sua ligação. Deve responder a 3 perguntas:

 

  • O que é que a minha empresa faz?
  • Como é que atua?
  • Para quem atua? 

 

Por exemplo: Oferecer aos seus clientes peças premium, para que também estes se sintam exclusivos. Obtendo a resposta a estas perguntas, a gestão do negócio torna-se clara e objetiva, intimamente ligada ao core business. A missão identifica a marca, como se fosse uma espécie de cartão de identificação. 

Visão

É a imagem daquilo que a marca procura ser o seu trajeto e impacto na sociedade, de forma eficiente. Acaba por materializar como é que pretende ser vista. Atenção: A visão não deve ser confundida com a estratégia da marca. Ela pensa no negócio como um todo. Deve responder a 4 perguntas:

 

  • Como é que a minha marca se vê a longo prazo?
  • Como é que deseja ser percecionada pelo consumidor?
  • Em que lugar é que pretende estar no mercado?
  • Que tipo de consumidor pretende alcançar?

 

Depois de responder a estas perguntas deve ainda ser feita uma última: Esta visão é possível de se alcançar? Por exemplo: Ser uma das empresas de referência nacional no setor alimentar, com foco nos produtos biológicos.  

Valores

Atitudes e crenças pelas quais a empresa, e (muito importante) seus colaboradores, se regem para alcançar resultados positivos. Procuram motivar, de dentro para fora, todos os stakeholders envolvidos. Por exemplo: Integridade – Confiança – Inovação – Crescimento exponencial.  

Os valores estão na origem das normas de conduta, definidos pelas chefias com base nas suas convicções éticas e morais, no comportamento adequado dos colaboradores e no contributo para com a sociedade. 

Em conclusão

Estes são os 3 pilares de uma marca, determinando assim, aquela que será a sua cultura organizacional, espelhada de dentro para fora. Não compreender estes conceitos pode comprometer oportunidades da marca criar uma imagem positiva. 

Se ainda tens dúvidas sobre estes pilares e procuras ajuda na sua definição e implementação prática não hesites em contactar-nos. Fala connosco através do formulário abaixo!

Fonte: HubSpot