7 Vantagens de criar um Website para a tua Empresa
Actualmente, muitas empresas constroem a sua notoriedade no mundo virtual através das redes sociais, o que acaba por ser, na maior parte das vezes, gratuito. Contudo, as vantagens de ter um website exclusivamente teu são inúmeras e indiscutíveis e qualquer marca de sucesso tem o seu próprio website.
Segundo o Digital 2022 Report, existem 4.95 biliões de utilizadores de Internet, portanto estar presente no mundo digital nos dias de hoje não é apenas uma escolha, mas sim uma verdadeira necessidade para qualquer negócio.
O que é um website?
Um website é um conjunto de páginas web agrupadas e conectadas que têm um domínio comum, estando disponíveis através de um endereço identificado por um URL exclusivo.
Existem muitos tipos de website e cada um tem características próprias. Os mais comuns são:
- Site institucional – O seu objectivo é reunir todas as informações importantes sobre a empresa, os seus produtos e serviços. bem como proporcionar atendimento ao cliente e fortalecer o branding.
- Loja E-commerce – ou comércio electrónico, é cada vez mais uma realidade para qualquer tipo de negócio e destina-se à venda online de produtos e serviços.
- Blogs – Podem ser sites únicos ou agregados a um site institucional e são pensados para a criação de conteúdo, geralmente para um público específico.
- Portais – Geralmente agregam informação e distribuem conteúdo de várias fontes diferentes, direccionando para outros directórios. Um portal pode ser um repositório de documentos, por exemplo.
Para além destes, existem muitos outros formatos diferenciados, sendo que cada um cumpre o seu propósito e os objectivos das suas organizações que desejam uma forte presença online.
7 Vantagens de criar um Website
As soluções relativamente aos websites são, então, variadas e cada vez mais fáceis de implementar. Agora que falámos de alguns destes tipos, enumeramos 7 das múltiplas vantagens da tua presença online:
1. Fortalece a tua marca e a imagem da tua empresa
Nos dias de hoje, é fundamental estar presente no mundo digital. Os consumidores não podem comprar aquilo que desconhecem e por isso, se queres que a tua marca seja falada e reconhecida pelo público esse é um dos motivos porque deves investir no teu website.
2. Gera confiança e credibilidade
A tua reputação também depende do que o teu website transmite. Por isso, ao construires um website profissional que transmita e valorize a identidade da empresa e que para além disso seja funcional e com um bom design estás a criar credibilidade no teu negócio e a conquistar ainda mais a confiança do teu público.
3. Aposta no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo baseia-se na produção de material relevante para o público-alvo com o objectivo de gerar-lhe valor. Assim, através de uma estratégia educativa, podes ganhar notoriedade na temática e consequentemente, melhorar a percepção que as pessoas têm da tua empresa.
4. Disponível a qualquer hora em qualquer lugar
Uma das grandes vantagens de um website é a possibilidade de qualquer pessoa que tenha acesso à internet sem limitação de lugar, pode facilmente obter mais informações sobre o teu produto ou serviço. Esta presença online, 24h por dia, é um canal de vendas sempre aberto e um mar de oportunidades para o teu negócio.
5. Melhora a relação com os clientes
Um website com um canal de comunicação eficiente e personalizada, como um chat online ou uma secção de FAQs, é uma oportunidade única para melhorares o relacionamento com o teu público, seja para perceber melhor as suas necessidades ou esclarecer dúvidas.
6. Segmenta os teus clientes
Através de ferramentas como o Google Analytics, podes ter acesso às estatísticas do teu site e, portanto, informações valiosas sobre os consumidores, como idade, localização, idioma ou ainda o tempo que passam nas tuas páginas e a frequência com que lhe acedem. A monitorização destes dados permite que conheças o teu público-alvo e possas pensar em abordagens de marketing cada vez mais eficientes.
7. Capta público para as tuas redes sociais
E canaliza o público das tuas redes sociais para o website, o que pode ser uma oportunidade para aumentar as taxas de conversão. É importante que ambos estejam alinhados em termos de design e divulgação de conteúdo a passar para que o público te identifique facilmente.
Conclusão
Neste artigo esclarecemos porque é tão importante, senão mesmo obrigatório, que o teu negócio tenha uma forte presença no ambiente digital. Para além destas, existem muitas outras vantagens, sempre no sentido de te aproximar do teu público e fazer com que a tua marca cresça.
Como avalias a presença online da tua empresa? Conta-nos a tua experiência!
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