A análise SWOT aplicada à gestão das empresas

A análise SWOT aplicada à gestão das empresas

Diariamente somos expostos a momentos que implicam uma escolha, por vezes rápida, e que influencia o nosso percurso a curto e, sobretudo, a longo prazo. Um verdadeiro desafio, ao qual as marcas têm também de dar resposta. Entre interesses, objetivos ou a fase atual (e futura) em que se encontram, muitos são os fatores a ter em conta para que as suas escolhas sejam mais eficazes. Uma das lógicas mais utilizadas em contexto empresarial é a análise SWOT.

O que é a análise SWOT?

Uma ferramenta de planeamento estratégico que permite analisar os diferentes cenários no desenvolvimento de um projeto, sendo por isso fundamental para a tomada de decisões. Esta análise faz um diagnóstico completo quer da empresa em si, quer do seu meio envolvente, de forma a que esta corra o menor número de riscos e maximize as oportunidades de mercado.

A matriz

As 4 letras que compõem esta análise identificam os elementos internos e externos, positivos e negativos, a ter em conta por parte das empresas.  

  • Ambiente interno (a empresa tem o total controlo do meio envolvente, como é o caso da cultura organizacional, das ações de marketing ou da gestão de projetos):
    • Strenghts: As forças da empresa como o seu fator diferenciador no mercado, os seus principais benefícios, a relação com os colaboradores e consumidores ou os recursos de que dispõe;
    • Weaknesses: As suas fraquezas, que podem passar pela falta de recursos (financeiros, logísticos, humanos), pela falta de especialização dos colaboradores, pela quebra da produtividade ou pela escassez de materiais/tecnologia.

 

  • Ambiente externo (a empresa não controla o meio envolvente, sendo por isso essencial estar atenta ao mercado em que está inserida, respondendo aos desafios e antecipando tendências e situações de crise. Podemos falar em questões políticas, económicas ou ambientais):
    • Opportunities: As oportunidades do mercado que são vantagens competitivas para a empresa. Podem ser tendências, uma nova tecnologia, métodos emergentes ou uma alteração no comportamento do consumidor;
    • Threats: As ameaças a que a empresa está exposta, como a entrada de novos concorrentes no mercado, novas leis reguladoras do setor, a inflação ou a automatização crescente do trabalho.

Em conclusão

Através da análise SWOT é possível ter uma visão completa da performance (interna e externa) das empresas, com os seus pontos fortes e fracos. Esta ferramenta pode determinar o sucesso de novos projetos, ao ter em conta todas as oportunidades emergentes no mercado, bem como as situações de risco, sem nunca esquecer a concorrência. Se este é um conceito que para ti ainda não ficou totalmente claro e não sabes como aplicá-lo na tua empresa não hesites em contactar-nos. Fala connosco através do formulário abaixo!

Fonte: Rock Content; Neil Patel