Tendências do marketing para 2024
Tendências do marketing para 2024
Com janeiro chegam as perspetivas para o novo ano, marcado por desafios e mudanças quer no mercado, entre concorrentes, quer junto do consumidor, cada vez mais exigente na resposta às suas necessidades. A atuação das marcas perante estes desafios é a chave para o seu posicionamento no mercado.
Foco na eficiência
Para maximizar as estratégias de comunicação das marcas, os profissionais de marketing deverão ter em conta tantos aspetos comportamentais como de performance, podendo assim alcançar os objetivos e as métricas estabelecidas.
Principais mudanças
A inteligência artificial é uma realidade cada vez mais presente no dia-a-dia da sociedade e o marketing não é exceção. 67% dos profissionais têm uma opinião positiva sobre o tema, explorando as suas oportunidades para desenvolver o processo criativo.
Também os valores culturais assumem a sua importância perante os consumidores. 80% envolve-se com as marcas que defendem causas relevantes para si. Este é um ponto essencial para a comunicação de crise, que deve assegurar o conhecimento das marcas sobre o que se passa ao seu redor.
Métricas que avaliam a atenção do público-alvo são ainda as mais consideradas quando se fala em alcance. 62% dos profissionais mantém-se fiel a métricas comportamentais (como o tempo de visualização dos conteúdos), sendo que também aqui a inteligência artificial facilitará processos, sobretudo em anúncios digitais.
Em conclusão
Estar atento às tendências de mercado é essencial para que os profissionais trabalhem o posicionamento da marca no setor em que esta se insere. Num mundo em mudança, o marketing é das principais indústrias onde se verificam as necessidades emergentes do público-alvo, tornando-se assim ainda mais importante esta atenção. Que tendências estão fortemente ligadas ao meu negócio? Como posso responder às expetativas? Podemos ajudar-te, através do formulário abaixo!
Fonte: Kantar