Quais as principais métricas do Google Analytics?
Quais as principais métricas do Google Analytics?
Tens um website criado, mas não sabes que métricas deves seguir no Google Analytics?
Neste artigo iremos partilhar contigo as métricas mais importantes para analisares a performance do teu website.
Seja para melhorar a tua taxa de conversão, aumentar o tráfego ou melhorar a experiência do utilizador, todos estes são indicadores que deves analisar de forma regular.
Métricas do Google Analytics
O que são hits?
Antes de descrevermos as métricas que consideramos importantes é preciso entendermos o que é um hit.
Um hit representa uma interação que um visitante tem com um site. Estas interações são contabilizadas pelo Google Analytics (se este estiver instalado no site) e utilizadas para fornecer dados na própria plataforma.
Sempre que entramos num site o Google contabiliza isso como um hit, neste caso, de visualização de página. No entanto, se interagirmos no site e formos direcionados para outra página, o Google vai contabilizar isto como um hit de interação.
Abaixo iremos ver como algumas métricas são influenciadas pelos hits.
Utilizadores
Tal como o nome indica, o número de utilizadores representa o número de visitantes de um website. Este valor há de ser sempre menor ou igual ao número de sessões.
Existe também a métrica “novos utilizadores” que, neste caso, representa o número de utilizadores que entrou num site pela primeira vez, num determinado período de tempo.
Sessões
As sessões representam o número de vezes que um utilizador visitou um website. Assim, um utilizador pode realizar várias sessões.
Número de sessões por utilizador
Esta métrica é importante para perceber se os nossos visitantes estão fidelizados e se o nosso conteúdo é interessante.
Visualizações de página
Diz respeito ao número de vezes que uma página foi visualizada por um visitante.
Isto significa que se um utilizador visualizar a mesma página 5 vezes, serão contabilizadas 5 visualizações de página.
Número de páginas por sessão
Representa o número médio de páginas que um utilizador visualizou por cada sessão realizada no website.
Esta métrica precisa de ser analisada com alguma atenção. É fácil assumir que um utilizador que visualiza várias páginas durante uma sessão tem interesse no conteúdo do site. No entanto, isto também pode significar que teve dificuldade em encontrar alguma página que procurava.
Como tal, também é importante analisarmos a experiência do utilizador (UX) para perceber se todos os componentes do nosso site estão funcionais e se a disposição do conteúdo das páginas faz sentido e é de fácil acesso.
Duração média da sessão
Esta métrica representa o tempo médio que cada utilizador despendeu por cada visita no website.
É uma métrica que não é muito precisa, uma vez que o Google contabiliza o tempo dentro de um site com base nos hits que recebe, como mencionámos no início.
Por isso, existem duas situações que podem enviesar este valor:
- Se um utilizador entrar numa página e não interagir com esta ao fim de 30 min, o Google vai contabilizar uma sessão de 0 segundos de duração e adicioná-la à taxa de rejeição;
- Se um utilizador visualizar mais do que uma página do site e se na última página não interagir, o Google vai na mesma contabilizar a duração da sessão tendo em conta o último hit. Neste caso, o último hit foi quando o utilizador chegou à última página. Logo, o tempo que ficou nela não vai ser contabilizado.
Interpretar esta métrica pode tornar-se um desafio, especialmente para blogs, visto que os visitantes de um blog tendem a ficar maiores períodos de tempo numa página sem realizar qualquer interação.
Taxa de rejeição
Representa a percentagem de pessoas que visualiza apenas uma página do website. Ou seja, que sai do site sem interagir.
Esta é outra métrica que pode ser enganadora pois pode transmitir a ideia que o utilizador não interagiu com o site por não ter achado o conteúdo interessante.
Mas, como já vimos, o que muitas vezes acontece é o utilizador entrar no site para se informar e logo de seguida sair da página. Estas situações são mais comuns em blogs.
Esperemos que este artigo tenha sido útil e que a partir de agora comeces a fazer análises recorrentes ao teu website com base nestas métricas do Google Analytics.
Se ainda não te sentes confortável em utilizar a plataforma podes sempre praticar na conta demo do Google Analytics.