Dicas úteis para SEO

Com o SEO obtenha melhores resultados orgânicos para o seu website!

Quando produzimos conteúdo para o nosso website estamos automaticamente a falar de uma estratégia de marketing de conteúdo. Neste tipo de estratégia o objetivo é gerar tráfego até ao nosso website, assim como leads e vendas para o nosso negócio.

O que é o SEO?

SEO, é nada mais nada menos que otimização para motores de busca (Search Engine Optimization). E o que quer isto dizer? Por palavras mais simples, consiste em otimizar o conteúdo produzido para os nossos websites nos resultados orgânicos do Google. Desta forma sempre que o assunto se trata de conteúdo e de otimização do mesmo, o objetivo é sempre chegar ao primeiro lugar nas pesquisas do Google.

Agora que já explicamos resumidamente o que é o SEO, vamos dar 8 dicas úteis para otimizar o seu SEO e a pesquisa orgânica do seu website!

Dica 1. Escolher a palavra-chave

A escolha da palavra-chave é muito importante. Investir em long tails – palavras-chave menos concorridas – pode tornar mais fácil a classificação do seu website durante a pequisa de algum termo. Dessa forma mais facilmente podemos aparecer na pesquisa orgânica e fortalecer a palavra-chave, para só depois investir em palavras-chave que tenham mais competitividade.

  • Colocar a palavra-chave no título do artigo, o mais à esquerda possível
  • Escrever a palavra chave no primeiro parágrafo do artigo
  • Utilizar em pelo menos um subtítulo do artigo
  • Não utilizar a palavra muito repetidamente durante todo o descrever do conteúdo – não utilizar em mais de 1% do texto
  • Utilizar variações da palavra-chave

Dica 2. Títulos das Páginas

Este fator é de extrema importância, uma vez que é um dos fatores de classificação com maior peso para o Google.

  • Colocar a palavra-chave o mais à esquerda possível;
  • Os títulos não devem ter mais que 70 caracteres, icluindo espaços;
  • Construir títulos diretos ao assunto do conteúdo;
  • Utilizar a tag <H1> para o título principal de cada página.

Dica 3. Define a tua metadescrição de forma clara e objetiva, para esta ser apenas um breve resumo do conteúdo do artigo

  • Utilizar a palavra-chave na metadescrição apenas uma vez;
  • Não construir as metadescrições com base no primeiro parágrafo do artigo, cria a tua própria metadescrição;
  • Não ultrapassar os 230 caracteres.

Dica 4. Cria um artigo que seja mobile-friendly

Cada vez mais se utiliza o telemóvel como primeira fonte de pesquisa. Dessa forma esta dica tem que ser aplicada sempre em qualquer estratégia de SEO. Este ponto é tão importante para o SEO, como para o website. Todo o nosso conteúdo online deve ser responsive, para uma melhor navegação dos utilizadores.

Dica 5. Utiliza sempre imagens no formato JPG e tem em consideração o nome do ficheiro

O nome que se dá às imagens é bastante importante para a classificação do SEO. Não é aconselhável que as imagens que se coloca no nosso website tenham nomes aleatórios, como letras e números.

Exemplo:

«54825.jpg» – ❌ / «dicas-uteis-seo» – ✔️

Dica 6. Torna os URL amigáveis

  • Utiliza a palavra-chave no URL e sempre que possível colocar este curto e objetivo
  • Não utilizes números no URL
  • Separar as palavras do URL com hífens
  • Não utilizar maiúsculas, underlines ou números

Dica 7. O tempo de carregamento da página deverá ser inferior a quatro segundos no máximo. Este é um fator de classificação que o Google tem bastante em consideração

Através do Pingdom Speed Test podes testar o tempo de carregamento do website ou até de uma página específica deste.

Dica 8. Utilizar corretamente as heading tags

  • Heading <H1> é utilizado apenas para títulos
  • Heading <H2> é utilizado para os tópicos do conteúdo
  • Heading <H3> utiliza-se para subtópicos dentro dos tópicos
  • E assim sucessivamente….

Esperemos que estas dicas tenham sido úteis. Dá-nos a tua opinião!

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