Como criar uma campanha no Facebook
Hoje o tema é: Criação de campanhas no facebook
O Facebook é, nos dias de hoje, um dos principais meios para as pessoas comunicarem entre si e de partilharem os seus gostos. Desta forma, torna-se essencial que os negócios apostem nesta rede social para a divulgação do seu negócio!
Quando falamos em divulgação de uma marca, existe duas formas de o fazer:
- Alcance orgânico, isto é, o número de pessoas que vêm as publicações da marca de forma não paga;
- Alcance pago, ou seja, traduz-se no número de pessoas ao qual apareceu uma publicação no seu ecrã de forma paga. é o número de pessoas ao qual apareceu no ecrã uma publicação paga da tua Página.
Saiba ainda que...
Promover uma publicação e elaborar uma campanha são duas coisas diferentes!
Para promover uma publicação apenas temos que carregar no botão azul que nos aparece em cada publicação que fazemos.
Esta é uma forma mais simples e rápida para agilizar o processo de lançar uma publicação paga.
Aquilo que vamos explicar neste artigo, é como elaborar uma campanha através do Facebook Business.
1. Entrar no Facebook Business
O primeiro passo é entrar no Facebook Business. Assim que entrar na sua conta de anúncios, existe um botão que se destaca e que diz “Criar anúncio”, é aí que deve carregar e iniciar todo o processo de programar o seu anúncio.
2. Definir o objetivo da campanha
Assim que criar o seu anúncio, aquilo que vai ser pedido em primeiro lugar é que escolha os objetivos que tem para a sua campanha.
Escolhe os mesmo dependendo daquilo que pretende atingir com a sua campanha, seja esta, alcançar mais pessoas, aumentar o número de gostos, etc.

3. Definir o público-alvo

Este ponto é um dos mais importantes da sua campanha, porque é aqui que vai definir quem vai ver o seu anúncio.
Aqui pode personalizar desde dados demográficos (sexo, idade, país, etc.), assim como interesses e comportamentos que as suas personas possam ter.
Além de dados demográficos (como sexo, idade, país e estado), é possível selecionar interesses e alguns comportamentos.
No final, aparecerá de forma dinâmica o alcance potencial do público que definiu. O ideal é que aponte para o verde!

4. Definir o posicionamento do anúncio
Logo a seguir a ter definido o seu público-alvo, encontra o posicionamento dos seus anúncios.
Nesta fase, tem duas opções: deixar o posicionamento do anúncio automático ou então editar o posicionamento.
Aquilo que o Facebook recomenda é permanecer com o posicionamento automático, de modo a que o algoritmo do Facebook distribua a campanha nos locais que geram melhor performance, mas se preferir editar por si o mesmo, pode incluir ou excluir determinados locais, como por exemplo não permitir que a sua campanha seja vista no Instagram.

5. Estabelecer o valor de orçamento

Por fim o último passo será a configuração do orçamento.
Neste campo, pode selecionar uma campanha com um orçamento diário estipulado, ou se pretende um orçamento para a duração total da campanha.
Pode escolher dois tipos de pagamento: Pagar por cliques (CPC) ou Pagar por Impressões (CMP).
O que é que isto significa?
Significa que, se escolher a primeira hipótese, irá pagar somente por cada clique dado no seu anúncio, caso escolha o pagamento por CMP, irá pagar por cada mil vezes que alguém veja o seu anúncio.
6. Criação do anúncio

Assim que configurar toda a parte técnica, passamos para a parte criativa do anúncio.
Nesta parte, de forma muito simples, terá que definir o seguinte:
- a conta do anúncio que pretende publicar;
- o tipo de formato do anúncio (carrossel; imagem única, vídeo, etc.);
- definir a imagem a publicar;
- links que pretenda colocar, títulos, descrição e chamada para a ação.
Dicas para esta componente da criação do anúncio:
- Utilize imagens com cor e chamativas;
- O título não deve exceder os 25 caracteres e deve ser chamativo, direto ao assunto;
- Elaborar uma descrição com um máximo de 90 caracteres;
- Imagens com copy com menos de 20% de texto (clique aqui para a ferramenta de verificação de texto em imagens)
- Dimensões e formatos corretos (tamanho 1200*628px e formato PNG);
- Colocar sempre que for importante, uma chamada de ação.
No final, aquilo que lhe compete fazer é então monitorizar, assim como acompanhar os resultados do seu anúncio.
É essencial medir resultados para que se consiga retirar conclusões daquilo que foi positivo e negativo no anúncio, de modo a que se possa ajustar nas próximas campanhas o que há para melhorar ou excluir.