Branding: o que é?
Hoje o tema é: branding
Branding, também denominado por brand management, consiste numa estratégia de gestão da marca, que tem como objetivo tornar a marca mais conhecida e desejada pelos consumidores, estabelecendo uma forte presença no mercado.
Este envolve ainda ações relacionadas com os valores, identidade e posicionamento da marca.
Um dos aspetos mais importantes de uma empresa é a imagem que se transmite para os seus clientes e parceiros de negócio, ou seja, aquilo pelo que é reconhecida facilmente.
Para que a comunicação seja eficaz, é necessário haver um estudo e um planeamento a longo prazo de forma a envolver e criar uma ligação com os consumidores.
Em suma o branding, corresponde à criação e desenvolvimento de uma imagem com o objetivo de ajudar o consumidor/cliente a reconhecer a marca ou ao tomar a decisão no momento de compra.
Desta forma, este pode ser exprimido por uma marca através de um nome, símbolo, logótipo ou slogan, de modo a que o cliente consiga naturalmente identificar qual é a empresa ou negócio que se está a apresentar nos meios de comunicação.

Então e quando é que se deve fazer um rebranding?
Quando o público alvo da empresa mudou;
A concorrência está bastante ativa e é preciso destacar novamente;
Houve um crescimento significativo da marca;
Ocorreu uma mudança no portfólio de produtos/serviços da empresa;
Quando há uma expansão da empresa para outras fronteiras.